Testeira do Senac Goiás
Técnico em Estética - Módulo I - Básico de Saúde Disponível em: 1 unidade(s)
- O curso Técnico em Estética tem por objetivo formar profissionais para desenvolver atividades relacionadas aos procedimentos e embelezamento da pele da face e do corpo, por meio da utilização de cosméticos e técnicas específicas, realizando ações de prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele do rosto e do corpo.
Primeiro Módulo:
- Psicologia Aplicada;
- Visão Sistêmica de Saúde;
- Prevenção e Segurança do Trabalho;
- Direito e Legislação;
- Higiene e Profilaxia;
- Primeiros Socorros;
- Gestão Ambiental.

Segundo Módulo:
- Ética Profissional;
- Gestão e Marketing;
- Nutrição e Dietética;
- Biologia Celular;
- Anatomia e Fisiologia Facial;
- Microbiologia e Imunologia;
- Biossegurança;
- Patologia Facial;
- Cosmetologia Facial;
- Tecnologia em Estética;
- Maquiagem;
- Cirurgia Plástica;
- Tratamento Facial;
- Estágio Profissional Supervisionado I.

Terceiro Módulo:
- Anatomia e Fisiologia Corporal;
- Patologia Corporal;
- Cosmetologia Corporal;
- Drenagem Linfática Corporal;
- Tratamento Corporal;
- Terapias Complementares;
- Estágio Profissional Supervisionado II.
- Pessoas que tenham interesse em trabalhar na área de estética para desenvolver atividades relacionadas aos procedimentos e embelezamento da pele da face e do corpo, por meio da utilização de cosméticos e técnicas específicas, realizando ações de prevenção, promoção, manutenção e recuperação da saúde da pele do rosto e do corpo.
- De acordo com Lei nº 11.741 de 16 de julho de 2008 e o Decreto N° 5.154, de 23 de junho de 2004, em seu Art. 4º destaca que a educação profissional técnica de nível médio, nos termos dispostos no § 2º do art. 36, art. 40 e parágrafo único do art. 41 da Lei nº 9.394, de 1996, será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, preferencialmente, com os cursos de educação de jovens e adultos, objetivando a qualificação para o trabalho e a elevação do nível de escolaridade do trabalhador.

- O Art. 4º A educação profissional técnica de nível médio, destaca que será desenvolvida de forma articulada com o ensino médio, desde que observado os incisos I, II e III.

- Vale ressaltar que o inciso I destaca sobre os objetivos contidos nas diretrizes curriculares nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação; o inciso II sobre as normas complementares dos respectivos sistemas de ensino e o inciso III sobre as exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.

- O § 1º, inciso II, descreve que a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio dar-se-á de forma concomitante, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio.

- Considerando a legislação acima descrita o curso será oferecido nas modalidades concomitante e subsequente a candidatos que estão cursando a 2ª série do Ensino Médio ou 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou que já tenham concluído o Ensino Médio. Caso não tenha concluiddo o ensino médio o aluno devera assinar um termo de ciência da necessidade de conclusão do ensino médio, para obtenção do diploma de Técnico em Estética.

- De acordo com o Regimento Único das Unidades Educacionais do SENAC de Goiás, no ato da matricula o candidato deverá apresentar a secretaria de cursos, a documentação exigida como requisito de acesso ao curso.

- O candidato deverá ter idade mínima de 16 anos. Para os candidatos com idade inferior a 18 anos deverão ser assistidos por seu responsável direto.

- No ato da matrícula o candidato deverá apresentar à Secretaria da Unidade de Ensino, os seguintes documentos:
. Cédula de Identidade (fotocópia);
. CPF (fotocópia);
. Registro Civil ¿ Certidão de nascimento ou casamento (fotocópia);
. 01(uma) fotografia 3/4 (recente);
. Comprovante de endereço (fotocópia);
. Comprovante de escolaridade do ensino médio (fotocópia e original para conferência) ou declaração de matrícula na 2ª série do ensino médio ou 2º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

- As inscrições e as matrículas serão efetuadas de acordo com o cronograma estabelecido pela unidade e com os termos regimentais.
- O SENAC oferecerá material didático para estudos individual e coletivo de forma gratúita a todos os alunos matriculados no curso.
- Clínica de Estética,
- Clinica de Cirurgia Plástica.
- Campo de trabalho dos esteticistas é diversificado e vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos.

- As mulheres brasileiras, maiores consumidoras de produtos e serviços de estética, têm aumentado significativamente sua participação no mercado de trabalho. Houve um aumento da demanda de homens para os serviços de estética, inclusive em clínicas de cirurgia plástica.
- A avaliação do desempenho dos alunos será exercida em conjunto pelos docentes e será contínua e cumulativa, possibilitando o diagnóstico sistemático do processo de ensino e de aprendizagem, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos e os resultados obtidos ao longo do processo de aprendizagem sobre eventuais provas finais.

- O resultado do processo de avaliação será expresso em menções:
I) ÓTIMO ¿ ser capaz de promover e demonstrar conhecimentos, competências e habilidades com autonomia.
II) BOM ¿ ser capaz de promover e demonstrar conhecimentos, competências e habilidades com relativa autonomia.
III) SUFICIENTE ¿ ser capaz de promover e demonstrar conhecimentos, competências e habilidades básicas.
IV) INSUFICIENTE ¿ não capaz de demonstrar conhecimento, competências e habilidades básicas.

- Será considerado aprovado aquele que obtiver no mínimo menção suficiente nas avaliações realizadas durante o processo de aprendizagem e frequência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar.

- Primeiro Módulo - Básico de Saúde - sem terminalidade ocupacional, com 177 horas, sendo pré-requisito para o segundo e terceiro módulo.

- Segundo Módulo - Qualificação Técnica em Esteticista Facial - com terminalidade ocupacional de Estética Facial com 704 horas, sendo 584 horas de teoria/pratica e 120 horas de estágio profissional supervisionado, que é pré-requisito para o terceiro módulo.

- Terceiro Módulo - Habilitação Técnica de Nível Médio em Estética com terminalidade ocupacional em Técnico em Estética com 559 horas, sendo 439 horas de teoria/pratica e 120 horas de estágio profissional supervisionado.
agenda