Testeira do Senac Goiás

O Senac ampliou ainda mais o seu compromisso com o país ao oferecer, aos brasileiros de baixa renda, vagas gratuitas em diversos cursos, da Formação Inicial ao Nível Técnico. Resultado de um protocolo firmado entre o Senac e o governo federal, ratificado pelo Decreto 6.633, de 5 de novembro de 2008, o Programa Senac de Gratuidade significa educação profissional de qualidade para que milhares de pessoas possam planejar seus estudos e ter mais oportunidade de trabalho e emprego.

Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

O Programa de Aprendizagem é uma qualificação profissional destinada a jovens e adolescentes de 14 a 24 anos, no qual os aprendizes frequentam, dividem seu tempo entre o ensino regular, o curso de qualificação profissional do Senac e a prática profissional na empresa. É norteado por uma legislação específica (Lei 10.097/2000 e Decreto 5.598/2005) que estabelece diretrizes gerais para a instituição que promove aprendizagem, bem como para a empresa que participa do programa.