Gestão Comercial

Formar profissionais qualificados para intervir positivamente na gestão das empresas comerciais, seja de varejo, atacado e representação comercial.


Capacitar o profissional para o planejamento e a gestão da equipe de vendas.


Habilitar o profissional para analisar o ambiente de negócios e elaborar planos e projetos comerciais.


Habilitar o profissional à tomada de decisões nas áreas financeira, tributária, compras e análise de custos e formação de preço de vendas.


Capacitar o profissional a atuar no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa.


Habilitar o gestor comercial a atuar proativamente e de forma comunicativa a nível operacional, tática e estratégica no que tange ao comércio.


Preparar profissionais comprometidos com a ética e com a responsabilidade social e empresarial.


O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial capacita o gestor a atuar nas múltiplas áreas relacionadas ao comércio, como marketing de vendas, gestão de atacado, varejo e representação comercial, comércio eletrônico, formação e gerenciamento de equipes, negociação, formação de preços, gestão de produtos e serviços, gestão financeira e orçamentária, empreendedorismo, utilizando-se de modelos inovadores de gestão e sistemas de informação, com consciência ética e crítica para atuação como agente transformador, enfatizando e integrando as relações entre fornecedor-empresa-cliente-mercado de forma proativa e sistêmica, buscando a crescente maximização dos resultados junto à organização.


Módulo I

 

Unidade Curricular Horas

Processos administrativos

72

Fundamentos de marketing

54

Matemática financeira

54

Economia e mercado

36

Fundamentos do direito civil

36

Informática para gestores

36

Comunicação empresarial

36

Projeto Integrador I

36

TOTAL

360

Módulo II

 

Unidade Curricular Horas
Gestão de varejo 54

Planejamento estratégico

36

Desenvolvimento e formação de talentos

36

Comportamento do consumidor

54

Sistema de informação gerencial

72

Contabilidade comercial e gerencial

72

Teoria e prática de contratos

36

Projeto integrador II - Desafio comercial 2

36

TOTAL

360

Módulo III

 

Unidade Curricular Horas

Gestão no atacado e representação

54

Planejamento de vendas

72

Marketing de relacionamento

36

Empreendedorismo e sustentabilidade

36

Gestão de custos e formação de preços

54

Gestão da qualidade

36

Fundamentos do direito de empresa

36

Projeto integrador - Desafio comercial 3

18

TOTAL

342

Módulo IV

 

Unidade Curricular Horas

Gestão de compras e logística

54

Gestão de produtos e serviços

54

comércio eletrônico

36

Plano de negócios 1

36

Gestão financeira e orçamentária

72

Gestão de cargos e salários

36

Direito do consumidor

36

TOTAL

324

Módulo V

 

Unidade Curricular Horas

Jogos de empresas e negociação

72

Normas e práticas das licitações públicas

54

Plano de negócios 2

54

Trabalho de conclusão de curso

72

Gestão tributária

72

Métodos e técnicas de pesquisa

36

Seminários profissionais conteporâneos

36

Estágio supervisionado

36

TOTAL

468

Infraestrutura e serviços dos Laboratórios Especializados


São disponibilizados aos alunos:


  1. Sala de Aula Climatizada com acesso a Internet e Projetores Multimídia;

  2. Laboratórios de Informática;

  3. Auditório;

  4. Lousa Interativa;

  5. Biblioteca.

  6. O curso dispõe de um laboratório específico com área de 96,95 m2 para a Empresa Júnior. O espaço destinado para a empresa apresenta materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades do curso. O laboratório atende aos alunos, pois proporciona aprendizado prático e se apresenta útil para o desenvolvimento das atividades propostas.