Formar profissionais qualificados para intervir positivamente na gestão das empresas comerciais, seja de varejo, atacado e representação comercial.


Capacitar o profissional para o planejamento e a gestão da equipe de vendas.


Habilitar o profissional para analisar o ambiente de negócios e elaborar planos e projetos comerciais.


Habilitar o profissional à tomada de decisões nas áreas financeira, tributária, compras e análise de custos e formação de preço de vendas.


Capacitar o profissional a atuar no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa.


Habilitar o gestor comercial a atuar proativamente e de forma comunicativa a nível operacional, tática e estratégica no que tange ao comércio.


Preparar profissionais comprometidos com a ética e com a responsabilidade social e empresarial.


O Curso de Tecnologia em Gestão Comercial capacita o gestor a atuar nas múltiplas áreas relacionadas ao comércio, como marketing de vendas, gestão de atacado, varejo e representação comercial, comércio eletrônico, formação e gerenciamento de equipes, negociação, formação de preços, gestão de produtos e serviços, gestão financeira e orçamentária, empreendedorismo, utilizando-se de modelos inovadores de gestão e sistemas de informação, com consciência ética e crítica para atuação como agente transformador, enfatizando e integrando as relações entre fornecedor-empresa-cliente-mercado de forma proativa e sistêmica, buscando a crescente maximização dos resultados junto à organização.


Módulo I

Unidade Curricular Horas

Comunicação empresarial

40

Teoria e Prática dos Contratos

40

Cálculos Financeiros

80

Economia e Mercado

40

Gestão de Processos e Qualidade

80

Tecnologia de Gestão e Comércio Eletrônico

40

Projeto Integrador I - Empreendedorismo e Plano de Negócios 1

80

TOTAL

400

Módulo II

Unidade Curricular Horas
Gestão de varejo 40

Gestão de Pessoas

80

Fundamentos do Direito de Empresa

40

Contabilidade Gerencial

40

Gestão Estratégica

40

Gestão de Marketing

80

Projeto Integrador II - Empreendedorismo e Plano de Negócios 2

80

TOTAL

400

Módulo III

 

Unidade Curricular Horas

Custos e Formação de Preços

80

Planejamento de Vendas

80

Direito do Consumidor

40

Gestão de Materiais e Operações

80

Gestão do Atacado

40

Projeto Integrador III - Empreendedorismo e Plano de Negócios 3

80

TOTAL

400

Módulo IV

Unidade Curricular Horas

Seminários Profissionais Contemporâneos

80

Legislação Tributária e Licitações Públicas

80

Gestão Financeira Empresarial

80

Jogos de Empresas e Negociação

40

Gestão de Produtos e Serviços

40

Projeto Integrador IV - Empreendedorismo e Plano de Negócios 4

80

Trabalho de Conclusão de Curso

80

Estágio Supervisionado

20

TOTAL

500

Carga Horária Presencial 1.600
Carga Horária - TCC 80
Carga Horária - Estágio Supervisionado 20
Carga Horária - Optativa: Libras 36
Carga Horária - Total 1.736

Infraestrutura e serviços dos Laboratórios Especializados


São disponibilizados aos alunos:


  1. Sala de Aula Climatizada com acesso a Internet e Projetores Multimídia;

  2. Laboratórios de Informática;

  3. Auditório;

  4. Lousa Interativa;

  5. Biblioteca.

  6. O curso dispõe de um laboratório específico com área de 96,95 m2 para a Empresa Júnior. O espaço destinado para a empresa apresenta materiais e equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades do curso. O laboratório atende aos alunos, pois proporciona aprendizado prático e se apresenta útil para o desenvolvimento das atividades propostas.