Modalidade On-line
Tipo Qualificação Profissional
Cuidador de Idoso
Horário
Aulas 100% on-line, de segunda a sexta no período matutino, vespertino e noturno, de acordo com cada turma.
Carga Horária
- 160 horas.
Detalhamento do Programa
Indicadores:

- Acompanha e auxilia o idoso nas suas atividades de vida diária, respeitando as diferenças individuais do processo de envelhecimento.

- Realiza ações de prevenção frente a situações de vulnerabilidade social, psicológica e física a que estão expostas o idoso, considerando as diretrizes do Estatuto do Idoso, de acordo com as orientações da equipe multiprofissional.

- Orienta atividades de lazer e de ocupação do tempo livre de acordo com interesse do idoso e orientações da equipe multiprofissional.

- Providencia adaptações no ambiente de acordo com as orientações da equipe multiprofissional, condições de mobilidade, segurança e valores do idoso e da família.

- Monitora o estado de saúde do idoso de acordo com orientações da equipe multiprofissional e premissas do cuidado humanizado.

- Realiza a higiene corporal e bucal de acordo com autonomia e independência do idoso, respeitando as orientações da equipe multiprofissional.

- Proporciona medidas de conforto de acordo com autonomia e independência do idoso, respeitando as orientações da equipe multiprofissional.

- Auxilia na alimentação de acordo com autonomia e independência do idoso, respeitando as orientações da equipe multiprofissional.

- Auxilia o idoso na administração de medicamentos de acordo com orientação e prescrição.

- Registra a rotina e comunica a família e equipe multiprofissional, considerando as alterações do estado de saúde do idoso.

- Presta cuidados de primeiros socorros de acordo com a situação de emergência, solicitando auxílio aos serviços ou profissionais especializados, quando necessário.
Mercado de Trabalho
- Esse profissional trabalha em residências, meios de hospedagem, spas, clubes, Centro Dia, residências terapêuticas, centros de acolhida especial para idosos (residência temporária, casa-lar, república), instituições de longa permanência para idosos (ILPI), clínicas geriátricas, hospitais e hospice.
Requisitos de Acesso
- Idade mínima: 18 anos;

- Escolaridade: Ensino Fundamental completo;

Documentos exigidos para matrícula:

- Documento oficial de identificação;

- CPF;

- Comprovante de escolaridade;

- Comprovante de residência.
Objetivo
- O Cuidador de Idoso é o profissional que tem como atribuição os cuidados com a pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar considerando como fatores a higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade, física, emocional e social. Atua na inclusão e na relação entre o idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde.