Curso

Recepcionista em Meios de Hospedagem

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160 horas.
- Apostila específica - Senac;
- Idade mínima: 16 anos;
- Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Promover as condições para o desenvolvimento das competências profissionais necessárias ao exercício da função de recepcionista em diferentes meios de hospedagem, tais como: hotéis, pousadas, apart-hotéis e outros.
- Planejamento de carreira;
- Cronologia da hotelaria;
- Cenário, impactos e tendências do turismo e da hotelaria no Brasil, na região e no município;
- Conceitos da hospitalidade;
- Diversidade cultural: hábitos e costumes culturais/religiosos;
- Associações e órgãos reguladores relacionados ao turismo e hotelaria;
- Tipos e classificação dos meios de hospedagem no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de
Hospedagem (SBClass);
- Estrutura e organograma dos meios de hospedagem;
- Cargos e funções no meio de hospedagem;
- Tipo e perfil do consumidor de meios de hospedagem;
- Procedimentos, normas e rotinas do meio de hospedagem;
- Políticas de atendimento ao cliente em meios de hospedagem (presencial, por telefone, além do
atendimento a pessoas com deficiência);
- Direitos e deveres do consumidor;
- Apresentação pessoal e etiqueta para profissionais de Hospitalidade;
- Comunicação verbal, não verbal e eletrônica: elementos da comunicação, coerência, articulação, vícios
de linguagem, gírias, entonação, volume e velocidade da fala, postura corporal, gesticulação e redação
de mensagens e e-mails;
- Técnicas de negociação e mediação de conflitos;
- Vendas (upselling) e reservas de serviços do meio de hospedagem e/ou do destino turístico;
- Expressões idiomáticas básicas em inglês e espanhol para atendimento;
- Atrativos turísticos da região;
- Produtos e serviços turísticos do meio de hospedagem e da localidade;
- Infraestrutura de apoio ao turismo;
- Departamentos do meio de hospedagem;
- Procedimentos de reserva;
- Tipos de diárias;
- Tipos de unidades habitacionais;
- Sistemas operacionais hoteleiros;
- Vocabulário técnico: termos e expressões do Turismo e Hotelaria e alfabeto fonético;
- Normas e procedimentos do meio de hospedagem;
- Serviços da recepção: wake-up call, empréstimo de objetos do hotel, guarda de bagagens, reserva de
serviços turísticos ou do meio de hospedagem;
- Procedimentos de check in;
- Procedimentos de check out;
- Procedimentos de recebimento e registro de encomendas e recados;
- Procedimentos de controle da recepção: logbook, boletim de ocorrências, borderô de discrepâncias,
controles financeiros;
- Procedimentos de passagem de turno, fechamento de caixa e repasse de informações;
- Auditoria noturna em meios de hospedagem;
- Procedimentos para troca de unidade habitacional;
- Indicador de desempenho do hotel (taxa de ocupação);
- Leiaute e organização da recepção;
- Satisfação e fidelização do cliente: estratégias e indicadores;
- Saúde e segurança do trabalho: prevenção de acidentes em meios de hospedagem;
- Políticas de sustentabilidade e responsabilidade social de meios de hospedagem;
- Tipos de relatórios e documentos da recepção.
Pessoas que desejam atuar como recepcionistas em meios de hospedagem, alunos de turismo, hotelaria e eventos, mensageiros ou outros profissionais de hotelaria que desejam aprender sobre o exercício da função.
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