Curso

Administrador de Banco de Dados

Este curso não possui turmas previstas. Podemos avisar você quando estiver disponível.

Quero ser avisado quando disponível!
- Atualmente, mais de 4 bilhões de pessoas têm acesso à tecnologia e aos bens de consumo por meio de cadeias de consumo globais e, com o volume de dados que é produzido, torna-se cada vez maior a quantidade de informações armazenadas por empresas e organizações de todos os portes e segmentos. Nesse contexto, a valorização do profissional que administra os bancos de dados no mercado de TI no Brasil é crescente. Conforme matéria publicada na Revista Exame , as perdas ocasionais de dados podem causar sérios prejuízos às empresas e, até mesmo, levá-las à falência . Além disso, em 2019, as consultorias Robert Half, Talenses, Page Personnel e a empresa Catho realizaram um levantamento sobre os cargos da área de tecnologia e constataram que esse profissional está entre os mais procurados na área de TI . Paralelamente ao processo de automatização de algumas tarefas de administração de dados, tem-se também a crescente demanda pelas integrações destes dados entre sistemas de BI e Big Data , o que estabelece novas atribuições de forma a avançar e expandir suas funções. Diante disso, estruturar e manter um banco de dados é uma tarefa que exige pesquisa e compreensão das necessidades da segurança de acesso, visando criar mecanismos que garantam a qualidade dos dados, o respeito aos direitos de propriedade intelectual e a sobrevivência do banco de dados . Esse conjunto de atribuições requer desse profissional constante atualização e estudo, tendo em vista a necessidade desse profissional ser capaz de prever problemas e antecipar soluções. Nesse cenário, justifica-se a oferta da Qualificação Profissional Administrador de banco de dados pela eminente necessidade de profissionais qualificados para atender às exigências de um mercado em permanente evolução.
- Seleciona o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), de acordo com as necessidades da aplicação.
- Planeja as etapas de instalação de Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), conforme as especificações da aplicação.
- Define os procedimentos de instalação e configuração, executando seu processo de acordo com as especificações da aplicação.
- Cria a estrutura física de banco de dados, de acordo com os requisitos da aplicação e da modelagem de dados.
- Gerencia a permissão de acesso ao banco de dados, de acordo com o perfil do usuário e as políticas de acesso.
- Seleciona ferramentas de acompanhamento da performance, de acordo com as configurações do servidor e do banco de dados.
- Cria procedimentos de monitoramento, de acordo com a necessidade de desempenho de banco de dados.
- Elabora um plano de expansão dos recursos de sistema, conforme a necessidade do banco de dados
- Identifica falhas no Banco de Dados, de acordo com inconsistências, demandas e atualizações.
- Avalia o impacto da falha do banco de dados à aplicação, conforme dano à integridade dos dados, custo e tempo de manutenção.
- Estrutura script de correção e melhorias, mediante a desconformidade e as especificações do sistema.
- Avalia o plano de execução de consultas, de acordo com o tempo e custo de execução.
- Propõe alteração no acesso aos dados, de acordo com os relacionamentos físicos, estrutura e índices das tabelas.
- Cumpre as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador.
- Apresenta resultados ou soluções, de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do Projeto Integrador.
Requisitos de acesso:
- Idade mínima: 15 anos
- Escolaridade: Ensino Médio Incompleto
Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- Comprovante de escolaridade.
- Comprovante de residência.

Requisitos adicionais para os cursos:

- Acesso à internet banda larga, com velocidade mínima de 100 Mbps;

- Ter um Computador desktop, com a seguinte configuração mínima: processador no mínimo Core™ i3-1125G4 (8M de cache, até 3,70 GHz); no mínimo 6 GB de memória RAM; HD no mínimo 500 GB, placa de rede de no mínimo 1000 Mbps, Monitor LCD, Teclado, Mouse, Sistema Operacional Windows 10 Pro 64-bit.
- Aulas síncronas (100% on-line ao vivo pela plataforma do Microsoft Teams), de segunda a sexta das 19h as 22h, de acordo com cada turma.
200 horas
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.
- Estimular nos alunos, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas.
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
No momento não temos turmas previstas para esse curso. Preencha o formulário para ser avisado quando houver turmas disponíveis.
Informe o seu melhor e-mail
Contrato de adesão de serviços educacionais clique aqui para baixar
Chega de desculpas Nós te ajudamos!

Conheça nossa política de descontos. Você não precisa adiar o início do seu curso.

Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h