Curso

Confeiteiro

Escolha a unidade mais próxima e veja as turmas disponíveis para este curso.

Disponível em: 0 unidades Encontrar unidade mais próxima
Período Horário Frequência Investimento
Planejamento de carreira: mundo do trabalho; formas de inserção no mercado de trabalho; marketing e apresentação pessoal; preparação de currículos; entrevista de emprego.

Marketing Gastronômico;
Fotografia aplicada a produtos alimentícios;
Legislações federal, estadual e municipal referentes às boas práticas na manipulação de alimentos e aplicáveis na área de Confeitaria,

Boas Práticas nos Serviços de Alimentação: procedimentos para higienização de instalações físicas, equipamentos, utensílios e alimentos; procedimentos de higiene e saúde dos manipuladores;

Procedimentos para descarte de resíduos; tipos de controle de pragas nas áreas de armazenamento e preparo de alimentos, procedimentos de prevenção da contaminação cruzada, entre outros;

Acidentes de trabalho na confeitaria, equipamento de proteção individual e coletiva: tipos, causas, consequências e ações preventivas.
Primeiros socorros (queimaduras, cortes, quedas, mal súbito e fraturas): ações de urgência e emergência;

Estrutura física e funcional da confeitaria: leiaute, mobiliários, equipamentos e utensílios da confeitaria: tipos, características e funções.

Mise en place: conceito, finalidade e procedimentos.
Procedimentos de compra: pesquisa de fornecedores, pesquisa de preços para compra, qualidade de produtos e serviços, sazonalidade, prazos de entrega/validade, embalagem e rotulagem.

Controle de estoque da confeitaria: recebimento, armazenagem, estoque mínimo e máximo.
Matemática para cálculo das bases de Confeitaria: quatro operações, porcentagem, regra de três, pesos e medidas, conversão de medidas caseiras e padrão, frações, razão e proporção.

Fichas técnicas de preparação de bases de confeitaria: conceito, tipos, finalidades, procedimentos de elaboração, aplicação e itens (índice de aproveitamento, rendimento da receita, porções, formas de preparo, pesos e equivalências de medidas, entre outros).

Princípios de Nutrição: grupo e função dos alimentos, alimentação saudável, fontes de nutrientes, estado nutricional, dietas, aproveitamento dos alimentos e intolerância alimentar.

Tipos, características, cor, sabor, odor, textura e utilização dos principais ingredientes da Confeitaria: açúcares, gorduras, farináceos, laticínios, oleaginosas, chocolates, especiarias, aromatizantes, corantes, agentes gelificantes, hortifrutigranjeiros, fermentos.

Tipos e técnicas de cortes utilizados na Confeitaria: Brunoise, Julienne, Emincé, Cieseler, entre outros.
Métodos de cocção para produções de Confeitaria: calor úmido, seco e combinado.

Mise en place: organização de utensílios, equipamentos e ingredientes para produções das bases da Confeitaria.
Bases da Confeitaria: massas, recheios e coberturas, cremes, merengues, caldas, molhos, geleias, compotas e frutas em calda.

Produções de Confeitaria: sobremesas, bolos, cupcakes, tortas, bombons, à base de chocolate, trufas, pralinés, petit-four, biscoitos, chocolate, doces e docinhos simples e finos, entre outros.

Coberturas e glacês: pasta de açúcar, pasta americana, chantilly, glacê, nata, entre outros.
Técnicas de confeitar: tipos de confeitos, utensílios e procedimentos.
Montagem, finalização e decoração de produtos de Confeitaria: utensílios e procedimentos.

Tipos de estabelecimentos de Confeitaria: sorveteria, chocolateira, padaria, confeitaria, bufê, restaurante etc.
Variações de cardápios: bufê, sobremesas de restaurante, confeitaria (loja), confeitaria (padaria), confeitaria (hipermercado), hotel, café colonial, microempresas, empreendedor individual.

Formação de preço dos produtos de Confeitaria: valores de mercado, sazonalidade, custos diretos e indiretos de produção, qualidade dos produtos e serviços, margem de lucro.

Visitas técnicas;
Empreendedorismo ligado á confeitaria.
É destinado ao público interessado no ramo da confeitaria, empreendedores e profissionais de gastronomia.

Escolaridade: Ensino Fundamental completo
Idade mínima: 18 anos

O curso de Confeiteiro Profissional é ideal para quem deseja desvendar os segredos da confeitaria, para atuar de forma inovadora e com referência no mercado.

Neste curso, o aluno aprenderá a preparar, montar e exibir produtos de confeitaria, produzindo massas, recheios e coberturas, criando diferentes combinações de ingredientes, de acordo com as tendências do mercado.

O aluno aprenderá também sobre matérias-primas, regras de armazenamento e manuseio de ingredientes, boas práticas de fabricação e como operar máquinas usando a tecnologia a seu favor.

Com os conhecimentos adquiridos no curso, o aluno será um profissional de destaque, com habilidades inovadoras e com foco no mercado.

Ao término do curso, o certificado de Confeiteiro Profissional estará disponível ao aluno e terá validade nacional.

300 horas.
Para participar deste curso, é necessário usar uniforme profissional, providenciar e usar sapatos fechados ou sapatos de segurança com sola de borracha antiderrapante.

Observação: Acessórios como brincos, colares, amuletos, pulseiras ou fitas, relógios e anéis (incluindo alianças) são proibidos durante as aulas.

Escolha em qual unidade você gostaria de realizar o curso

Quero investir no meu futuro!
Estude agora no Senac com descontos exclusivos mais detalhes
Chega de desculpas Nós te ajudamos!

Conheça nossa política de descontos. Você não precisa adiar o início do seu curso.

Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h