Curso

Administrador de Redes

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Requisitos de acesso:
- Idade mínima: 15 anos
- Escolaridade: Ensino Fundamental Incompleto

Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- Comprovante de escolaridade.
- Comprovante de residência.

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existirem. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal, este portando documento de identidade e CPF.
- A demanda por serviços de redes e internet aumenta a cada ano2, com novos sistemas informatizados, que necessitam cada vez mais de recursos e serviços centralizados e disponíveis na intranet, internet e extranet. Esse aumento no fluxo de informações e a evolução da tecnologia, fez com que as empresas passassem a investir na modernização de suas redes locais de computadores para aumentar a eficiência dos processos organizacionais a fim de proporcionar novos e inovadores serviços aos clientes, reduzindo assim os custos. O administrador de redes possui papel fundamental no desenvolvimento de soluções tecnológicas para redes de computadores de forma a implementar e administrar o projeto e manter ativos os serviços. O cenário educacional3 apenas confirma a necessidade de reverter esse panorama caótico, a cada ano formam-se no país em torno de 46 mil profissionais, sendo que a demanda é de pelo menos 70 mil profissionais ao ano em tecnologias da informação e comunicação. Por meio da formação nessa área, os futuros profissionais têm a tarefa de desenvolver soluções que se adaptem a realidade de cada organização, levando em consideração tecnologias, legislação e orçamentos vigentes.
- Coordena instalação de ativos e mantém o funcionamento dos serviços de rede de acordo com o projeto.
- Configura ativos de redes, conforme especificações dos fabricantes.
- Documenta a rede física e os ativos de acordo com o projeto.
- Configura a segurança da rede local e de seus ativos de acordo com a política de segurança da empresa.
- Realiza manutenção em equipamentos de redes locais de acordo com as recomendações técnicas.
- Monitora serviços de redes de acordo com as especificações dos fabricantes e necessidades locais.
- Elabora plano trabalho de instalação e configuração do equipamento de gerenciamento da rede local (servidor), conforme as necessidades do cliente e de acordo com as recomendações de fabricantes.
- Instala equipamento de gerenciamento da rede local (servidor) de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
- Instala sistema operacional de rede local (servidor) de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
- Configura os serviços de gerenciamento da red local (servidor) de acordo com o planejamento e as recomendações de fabricantes.
- Realiza o monitoramento de redes com software de segurança e gera relatórios de atividades na rede, conforme recomendações técnicas.
- Configura máquinas virtuais por meio de ferramentas de virtualização de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
- Cumpre as atividades previstas no plano de ação, conforme desafio identificado no tema gerador.
- Apresenta resultados ou soluções de acordo com as problemáticas do tema gerador e objetivos do PI
- Aulas síncronas (100% on-line ao vivo pela plataforma do Microsoft Teams), de segunda a sexta das 19h as 22h, de acordo com cada turma.
Requisitos adicionais para os cursos:

- Acesso à internet banda larga, com velocidade mínima de 100 Mbps;

- Ter um Computador desktop, com a seguinte configuração mínima: processador no mínimo Core™ i3-1125G4 (8M de cache, até 3,70 GHz); no mínimo 6 GB de memória RAM; HD no mínimo 500 GB, placa de rede de no mínimo 1000 Mbps, Monitor LCD, Teclado, Mouse, Sistema Operacional Windows 10 Pro 64-bit.
200 horas.
- Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo;
- Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos;
- Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas;
- Promover uma avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem;
- Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.
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