Curso

Massagista

Escolha a unidade mais próxima e veja as turmas disponíveis para este curso.

Disponível em: 1 unidades Encontrar unidade mais próxima
Período Horário Frequência Investimento
Organizar o ambiente de realização da massagem; Saúde e segurança do trabalhador: acidente de trabalho - definição; riscos ocupacionais; medidas de controle; ergonomia no ambiente de trabalho do profissional de massoterapia - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT); ações que auxiliam na manutenção da saúde física e mental.

Ambientes, equipamentos, mobiliário, utensílios, produtos e insumos utilizados na prática massoterapêutica: tipos, características e funções Microbiologia: célula, vírus, bactérias e patogênicos Contaminação por doenças transmissíveis: principais doenças (HIV, HPV, hepatite A, B e C, verruga plantar, herpes labial, micoses, alergias, dermatite de contato); níveis de risco; formas de contaminação; medidas de controle.

Biossegurança: cuidados do profissional de massoterapia - higiene e apresentação pessoal, profilaxia, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); procedimentos de higienização e desinfecção de local, mobiliário e utensílios; normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Descarte de resíduos: formas de descarte; princípios de sustentabilidade; consumo consciente. Armazenamento e descarte de produtos, materiais e utensílios: boas práticas de armazenamento; indicações do fabricante; princípios de controle de estoque e principais sistemas utilizados; formas de descarte; legislação vigente *

Atendimento domiciliar: procedimentos e formas de organização do ambiente. Organização de documentos: prontuários; agenda de trabalho; formas e procedimentos de cadastro; princípios de arquivamento; software e demais ferramentas para cadastro e arquivamento. Atribuições e limites de atuação do profissional de massoterapia: legislação vigente.

Avaliar as necessidades do cliente relativas à realização da massagem: O toque: definição, tipos, características, aspectos psicológicos relacionados com o toque. Percepção tátil: calor, frio, umidade, textura, sensação dolorosa.

Hábitos de vida que interferem nas condições massoterapêuticas: alimentação; sedentarismo e atividade física; ingestão de água; tabagismo; ingestão de álcool; padrão de sono; exposição ao sol; atividade ocupacional.

Citologia e histologia: célula; tecidos epitelial e conjuntivo. Anatomia do corpo humano: definição; evolução histórica; posições, faces, regiões e planos anatômicos; terminologia (nomenclatura, siglas e abreviações); ossos, músculos, articulações e órgãos. Emitido em: 14/07/2020 Página 2 de 6 Elementos de Contraindicações relativas e absolutas para a realização de massagens: orientações e cuidados.

Fisiologia: sistemas e suas funções; principais patologias e disfunções associadas a cada sistema (sistemas musculoesqueléticos, tegumentar, circulatório, urinário, endócrino, digestório, respiratório, nervoso, reprodutores feminino e masculino). Anatomia palpatória: pele (tipos, característica e estrutura); grupos musculoesqueléticos (contratura, retrações, pontos-gatilho, alteração de tônus/trofismo) e articulares (bloqueios e retrações). Biomecânica e cinesiologia: principais grupos musculares (origem, inserção e ação); principais articulações e seus movimentos; avaliação postural; marcha; fisiologia da contração muscular.

Atendimento ao cliente: definição; perfis de clientes; formas de prospecção; padrões e técnicas de atendimento e recepção; definição de público-alvo; atendimento a públicos diferenciados (pessoas com deficiência, crianças, gestantes e idosos); especificidades do atendimento presencial, eletrônico e telefônico, humanização do atendimento na atuação do massagista.

Ficha de avaliação: definição; formas de elaboração; preenchimento - dados pessoais, queixa principal, histórico, hábitos de vida, exame físico (inspeção e palpação), conclusão avaliativa.

Realizar procedimentos massoterapêuticos ocidentais de relaxamento e estimulação muscular:
Relaxamento e estimulação muscular: definições e finalidades. Anatomia e fisiologia do corpo humano: sistemas e sua relação com os procedimentos massoterapêuticos de relaxamento e estimulação muscular; localização dos músculos, funções e direção das fibras musculares; fisiopatologia da formação dos pontos gatilho. Massagem clássica relaxante e terapêutica: definição; origem e evolução histórica; indicações e contraindicações; manobras (deslizamento, fricção, compressão, pinçamento, rolamento, percussão, vibração, amassamento); alongamento; drapejamento; efeitos fisiológicos e especificidades da massagem clássica relaxante e da massagem clássica terapêutica.

Quick massage: definição; origem e evolução histórica; indicações e contraindicações. Quick massage realizada com base na adaptação de manobras da massagem clássica: manobras (deslizamento, fricção, compressão, percussão, vibração, amassamento); alongamento; drapejamento; efeitos fisiológicos; especificidades da avaliação do cliente; uso da cadeira.

Uso de cosméticos em massagens ocidentais de relaxamento e estimulação muscular: definição de cosmético; tipos de cosméticos e suas funções; indicações e contraindicações; princípios ativos; formas cosméticas (gel, creme, óleo, mousse); formas de utilização e técnicas de manuseio Pedras quentes e frias e bambuterapia: complemento da massagem ocidental de relaxamento e estimulação muscular.

Planos de atendimento para massagens ocidentais de relaxamento e estimulação muscular: formas de elaboração; frequência e tempo das sessões; uso da ficha de avaliação - objetivo e programa de atendimento, termo de responsabilidade, evolução, orientação ao cliente (expectativas e efeitos da massagem, cuidados pós-procedimentos, autocuidado); necessidades de realizar alteração no plano de atendimento; registro manual e informatizado.

Realizar procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte: Anatomia e fisiologia do corpo humano: sistemas e sua relação com os procedimentos massoterapêuticos de prevenção de lesões e recuperação muscular no esporte; efeitos do exercício nos sistemas locomotor, endócrino, renal, cardiovascular e respiratório.

Biomecânica e cinesiologia do desporto: articulações; músculos; função; ação. Lesões esportivas: definição; caracterização das lesões por modalidade desportiva; inflamação; estiramento; distensão; ligamentar; lesões tendíneo-musculares; contratura; sinais e sintomas; incidência e prevenção de lesões articulares e musculares.

Massagem desportiva: definição; origem e evolução histórica; atuação interdisciplinar; indicações e contraindicações; efeitos fisiológicos; etapas da massagem. Massagem prévia à prática esportiva: definição; manobras (deslizamento, fricção, pinçamento, amassamento, percussão); efeitos fisiológicos.

Massagem concomitante à prática esportiva: definição; manobras (deslizamento e fricção); uso de cosméticos; efeitos fisiológicos. Massagem posterior à prática esportiva: definição; manobras (deslizamento; fricção); alongamento; efeitos fisiológicos.

Ações do massoterapeuta relacionadas ao uso de vestimenta, acessórios e dispositivos específicos da prática esportiva: bandagem funcional, frequencímetro, roupas funcionais, protetores articulares.

Atuação do massoterapeuta na equipe multiprofissional do esporte: atribuições e limites de atuação.

Plano de atendimento para massagem desportiva: formas de elaboração (de acordo com a modalidade esportiva); frequência e tempo das sessões; uso da ficha de avaliação - objetivo e programa de atendimento, termo de responsabilidade, evolução, orientação ao cliente (expectativas e efeitos da massagem, cuidados pós-procedimentos, autocuidado); necessidades de realizar alteração no plano de atendimento; registro manual e informatizado.
Para quem deseja trabalhar em clinicas de estética, salões de beleza, profissionais da área da beleza ou para atendimento home care.

Escolaridade: Ensino fundamental completo
Idade: 18 anos.
O curso é ideal para quem deseja trabalhar com massagem, esta área propícia renda significativa.

O aluno será capaz de desenvolver técnicas diversas de massagem com abordagens inovadoras e com foco em alavancar o mercado de atuação, sendo um curso de grande potencial profissional e econômico.

Ao concluí-lo, o certificado de Massagista, estará disponível com validade nacional.

Fique atento as novas tendências da beleza, com este curso, você poderá ser referência neste mercado.
240 horas.
Equipamento Proteção Individual (EPI) uso obrigatório:

Touca de procedimento
Máscara de procedimento
Luva de Procedimento.
Jaleco Branco manga longa ou 3/4.
Sapato fechado
Pct avental descartável
Óculos proteção individual

Escolha em qual unidade você gostaria de realizar o curso

Quero investir no meu futuro!
Estude agora no Senac com descontos exclusivos mais detalhes
Chega de desculpas Nós te ajudamos!

Conheça nossa política de descontos. Você não precisa adiar o início do seu curso.

Voltar para o topo
Atendimento On-line Segunda a sexta: 8h às 17h