Curso

Representante Comercial

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O Representante Comercial é responsável pelo planejamento da venda, prospecção da carteira de clientes, demonstração de mercadorias, produtos e serviços por meio de mostruários ou catálogos, prestação de informações e por negociar aspectos como preços, condições de entrega, pagamento e finalização da venda e participa de eventos. Acompanha todo o processo de pós-venda com o objetivo de fidelizar o cliente, fazendo assim a intermediação de negócios mercantis para terceiros. Suas responsabilidades podem envolver ainda a mensuração das demandas de compras por cliente e a intervenção em situações que envolvam reclamações, trocas ou defeitos de mercadorias conforme a solicitação dos clientes.
Documentos exigidos para matrícula:
- Documento de identidade.
- CPF.
- Comprovante de escolaridade.
- Comprovante de residência.
- Livro: Como se tornar um representante comercial vencedor.
- Apostilas elaboradas pelo Senac GO.
- Idade mínima: 18 anos;
- Escolaridade: Ensino Fundamental Completo.
Capacitar o profissional para fazer intermediação de negócios mercantis para terceiros utilizando mostruários, catálogos, panfletos e quaisquer outros meios ou instrumentos que possam facilitar as negociações junto à clientela, divulgando e demonstrando os produtos e serviços da empresa, finalizando vendas, acompanhando clientes em pós ¿ vendas de forma eficiente e eficaz.
- Planejamento de carreira: mundo do trabalho, formas de inserção no mercado de trabalho, marketing e apresentação pessoal, preparação de currículos, entrevista de emprego. Formas de atuação: como prestador de serviços, autônomo ou empregado.
- Funções administrativas: planejamento, direção, organização e controle.
- Estrutura organizacional e suas inter-relações: funções organizacionais e organograma.
- Stakeholders: conceito e influências.
- Acessibilidade e diversidade: atendimento inclusivo para idosos, crianças, pessoas com deficiência e gestantes.
- Planejamento estratégico: conceitos, tipos e metodologias.
- Pesquisa de mercado: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
- Marketing: definição, objetivos, composto de marketing, estratégias.
- Merchandising: definição, técnicas, atmosfera de compra, ações promocionais, material de ponto de venda.
Prospecção: definição e passos da prospecção (análise do negócio, análise e segmentação do mercado).
- Tipos de venda: atacado e varejo.
- Promoção de venda: desconto, bonificação, mercadorias gratuitas, convenções e feiras, brindes/amostras, cupons, pacotes promocionais, cartões de fidelidade, promoções combinadas e cruzadas, displays e demonstrações.
- Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia.
- Conceitos e importância da logística e do estoque na área comercial.
- Indicadores de desempenho de vendas: conceitos e aplicações.
- Editor de textos: fontes, parágrafo, imagem, cabeçalho e rodapé, layout de página.
- Planilha eletrônica: funções básicas: elaboração, organização e formatação de dados.
- Internet e correio eletrônico: envio e recebimento de e-mail com e sem anexo.
- Segurança física do trabalhador: ergonomia, saúde física e mental, prevenção de riscos. NR 17 e NR 05.
- Lei n°4.866 de 09 de dezembro de 1965: regula as atividades dos representantes comerciais autônomos.
- Lei n°8.420 de 08 de maio de 1993: introduz modificações na Lei n° 4.866/65.
- Lei nº 12.246, de 2010: regula as atividades dos representantes comerciais autônomos.
- Lei nº 8078/90: sobre o Código de Defesa do Consumidor.
- Código de ética e Disciplina dos Representantes Comerciais.
- CORE – Conselho Regional de Representantes Comerciais: filiação e contribuição.
- CONFERE – Conselho Federal dos Representantes Comerciais - acesso ao conselho, regulamentação da profissão, consultas à legislação e publicações sobre a área.
- Plano de vendas: formas de acompanhamento e verificação das metas.
- Etapas da venda: pré-venda, venda e pós-venda.
- Ferramentas de vendas: Cronograma e roteiro de visitas, propostas de vendas, cadastro de clientes, formação de carteira de clientes, portfólio de produtos e serviços.
- Canais de vendas: venda pessoal, mala direta, catálogo, telemarketing, resposta direta, e-commerce e multimídia.
- Técnicas de vendas
- Características e tipos de vendas: venda pessoal, industrial, de varejo, de serviço, vendas por meio eletrônico.
- Materiais de apoio às vendas: cartão de visitas, mostruários, catálogos, portfólios), folders panfletos, sites, material promocional, e-mail marketing, redes sociais, entre outros.
- Comunicação assertiva e escuta ativa.
- Princípios de abordagem comercial: formas de aproximação e início do assunto (“quebra gelo”) no processo de vendas.
- Tipos e técnicas de negociação com pequenos, médios e grandes clientes organizacionais.
- Fundamentos da qualidade em vendas: relação entre atendimento e vendas, e satisfação do cliente.
- Cadastro de clientes: coleta, atualização e organização dos dados;
- Gerenciamento do relacionamento com o cliente: tipos de clientes, perfil do consumidor, perfil do vendedor, orientação da venda e personalização do atendimento.
- Tipos de documentos: contrato e proposta comercial, pedidos, notas e cupons fiscais, relatórios de perda e de vendas e ficha de cadastro de clientes.
- Ficha Cadastral Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual, Referência Bancária e Comercial, Contrato e Estatuto Social, Relação de Faturamento, entre outros.
- Política de crédito: critérios da empresa, particularidade do ramo de atuação
- Tipos e características das modalidades de fretes, custos e responsabilidades da entrega: Cost, Insurance and Freight (CIF) e Free On Board (FOB).
- Sistema operacional cliente.
- Operações matemáticas: porcentagem, regra de três simples, razões e proporções.
- Matemática financeira: prestação, desconto juros simples e compostos.
- A relação entre eventos e a representação comercial: participação e estratégias de atuação.
- Pós-venda: conceito e histórico.
- Marketing de relacionamento: estratégias, funções e importância.
- Administração de conflitos: conceito, princípios, ferramentas, técnicas e estratégias para resolução de conflitos;
- Procedimentos de troca e devolução.
- Ponto de vendas: tipos, conceito de leiaute, iluminação de ponto de vendas/cores/formas de exposição do produto, tipos de equipamentos para o ponto de vendas, princípios de clima e produtividade de cada Ponto de Venda.
- Características e formas de exposição de produtos em lojas físicas e virtuais.
- Pesquisa de satisfação de clientes: tipos, coleta de dados, tabulação, gráficos, relatórios e análise.
- Inadimplência: principais causas
- Relação entre crédito e cobrança
- CRM: Gestão de relacionamento com o cliente. Vantagens e desvantagens.
- Mídias de comunicação: conceito, tipos, formato e uso para o pós-venda.
Pessoas interessados em ingressar profissionalmente na área de vendas como representante comercial.
160 horas.
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