Graduação - Segurança da Informação

Inscreva-se

 

 FAÇA SUA INSCRIÇÃO

 
 
Justificativa
 
A Informática é uma das molas propulsoras da economia mundial. A automação de grande parte do trabalho administrativo na construção de bases de dados tornou-se imperativa no mundo empresarial.
 
Nesse sentido e com o intuito de promover o desenvolvimento regional e conseqüentemente uma melhoria da qualidade de vida das comunidades goianas, o SENAC tem como proposta de desenvolvimento a implementação de uma estrutura acadêmica para o Estado de Goiás, visando proporcionar alternativas consistentes e profissionais para geração de empregos e renda.
 
O SENAC, ao propor a oferta do Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação, visa suprir a demanda regional além de fortalecer a economia goiana, na medida em que contribui para a solidez de suas empresas.
 
O Senac Goiás, atuante em Educação Profissional há quase 60 anos e há mais de 25 anos em treinamento, capacitação e qualificação técnica de pessoal nos diversos segmentos da Informática, possui considerável estrutura e experiência para manter um curso superior tecnológico de Segurança da Informação. Tem condições de proporcionar uma oferta importante ao mercado, pela sua identidade com o mundo do trabalho, pela estrutura física, material e humana, sem mencionar a relevância educacional, pedagógica e didática reconhecida em todo o País.
 
Objetivos Gerais
 
O curso tem como objetivo preparar tecnólogos em Segurança da Informação, proporcionando atuação profissional sólida, com habilidades gerenciais, permeada pelo domínio de competências especificas para a prática da atividade em administração e segurança da informação e, em particular, de redes de computadores.
 
Objetivos Específicos
 
Formar profissionais aptos a atuarem em um mercado altamente competitivo e em constante transformação.
 
Contemplar o fluxo curricular com disciplinas que proporcionem a participação dos acadêmicos em atividades práticas.
 
Estabelecer os instrumentos necessários para a elaboração do planejamento, organização e gestão da área de Segurança da Informação, contribuindo efetivamente para o controle e acompanhamento do desenvolvimento empresarial goiano.
 
Qualificar profissionais, enfatizando princípios morais e éticos em sua atuação no mercado, aspectos fundamentais no exercício profissional na área de Segurança da Informação.
 
Egresso
 
Planejar, implementar e controlar políticas de segurança em seus ambientes, compreendendo o papel fundamental da Segurança da Informação nos dias atuais e os riscos aos quais estão sujeitas as organizações que não investem em Segurança da Informação;
Definir, implementar e gerenciar configurações seguras em servidores e sistemas operacionais de diferentes plataformas;
 
Implementar e gerenciar dispositivos de controle de tráfego em redes como roteadores, proxies, firewalls e gateways em diversos ambientes;
 
Reconhecer as falhas dos protocolos e sistemas utilizados em redes de computadores e situações em que as redes e servidores estejam sob ataques, antecipando-se a essas situações, configurando corretamente os sistemas;
 
Evitar ou diminuir potenciais falhas durante o desenvolvimento de sistemas, ou avaliar aplicações de terceiros que venham a ser adotadas nas organizações com  uma visão abrangente de desenvolvimento de aplicações de forma a poder identificá-las;
 
Implementar redes de computadores, utilizando-se de medidas adequadas de segurança e aplicáveis a ambientes de comércio eletrônico, intranets, extranets e redes sem fio;
 
Atuar de forma reativa a incidentes de segurança e realizando auditoria aplicada aos sistemas afetados;
 
Exercer valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;
 
Desenvolver a visão holística e a formação humanística essenciais no exercício profissional em Segurança da Informação;
 
Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento de autoconfiança e ética;
 
Implantar, com competência, resoluções alternativas e inovadoras, bem como desenvolver a crítica reflexiva;
 
Infra-estrutura
 
O curso Superior de Segurança da Informação conta com uma moderna estrutura aparelhada para atender ao Projeto Pedagógico do Curso.
 
São disponibilizados aos alunos:
 
Sala de Aula Climatizada com acesso a Internet e Projetores Multimídia
 
Laboratórios de Informática
 
Laboratórios de infra-estrutura de Redes
 
Laboratório de Hardware
 
Auditório
 
Lousa Interativa
 
Biblioteca