Francyelle Nunes - Estagiária de jornalismo Oportunidade

Mercado de estética e cosméticos deve crescer 14% em 2020

Dados do ABIHPEC apontam crescimento do setor pelo 5º ano consecutivo. Formação na área permite aumento da lucratividade, diz especialista

Postado por:
Indo contra a maré do crescimento econômico brasileiro, que se recupera de forma lenta e gradativa, o mercado de estética e cosméticos se sobressai e é apontado como um dos mais promissores para 2020, com perspectiva de 14% de crescimento. Segundo a ABIHPEC - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o crescimento deste mercado nos últimos 5 anos foi de 567%, o que fez crescer em quase 8 vezes o número de profissionais que atuam nesta área (de 72 mil para 480 mil).
 
Só em 2018, o setor movimentou R$ 47,5 bilhões. A perspectiva é que até o final deste ano esse número cresça de 1,5% a 2%. Com a regulamentação da profissão de esteticista e cosmetólogo, em 2018 (Lei 13.643, 3 de abril de 2018), a procura por profissionalização cresceu na mesma proporção que o mercado.
 
Segundo a especialista em carreira Cyndia Bressan, a formação permite, entre outras coisas, que o profissional aumente sua lucratividade. "A formação também é fundamental porque trata-se de uma área delicada, que lida diretamente com o conceito de beleza, mas também envolve saúde e uma falha pode causar não apenas danos físicos, como também psicológicos", destaca.
 
Atuação
 
O SENAC Goiás está com inscrições abertas para a primeira turma do curso superior em Estética e Cosméticos. Com grande potencial de empregabilidade, o ramo oferece diversas opções de atuação: clínicas e centros de estética, academias de ginásticas, SPA's, salões de beleza, espaços de saúde multiprofissionais, atendimento domiciliar, consultórios e ambulatórios médicos dermatológicos e clínicas de cirurgias plásticas, empresas, instituições de ensino e pesquisa, escolas e indústrias cosmetológicas.
 
Os alunos serão capacitados, durante 2 anos e meio, a aplicar e utilizar equipamentos em procedimentos estéticos, gerenciar espaços de beleza, saúde e bem-estar e escolher os melhores produtos e procedimentos da indústria cosmética. Para isso, a matriz curricular foi construída com base no conhecimento científico e nas principais práticas e técnicas utilizadas no mercado sobre procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares com base na utilização da eletroterapia, cosmetologia, biossegurança, visagismo, dermato funcional e terapias capilares.
 
Como diferencial competitivo, os alunos também terminarão a faculdade preparados para atuar com empreendedorismo e gestão.Para participar desta turma basta acessar o site https://www.go.senac.br ou ligar no telefone (62) 3219-5180 e realizar a matrícula.