Capa da notícia
Gestão | Publicada em: 23/05/2022

Como conduzir um processo de demissão com mais assertividade

De acordo com especialista, o momento é delicado e requer preparo por parte dos gestores

Demitir um colaborador não é tarefa fácil. Esse momento é delicado e para a maioria das pessoas desconfortável, tanto para quem vai conduzir o processo de desligamento quanto para quem vai receber a notícia. É por isso que o momento da demissão requer preparo, cuidado, atenção e empatia por parte do gestor.

Segundo Denise Leão, chefe da Seção de Relacionamento com o Cliente do Senac Goiás, especialista em gestão de pessoas e liderança, o processo de desligamento geralmente acontece em duas situações. A primeira delas é quando o colaborador vem ao longo da sua jornada de trabalho apresentando baixa produtividade, não consegue corresponder aos resultados e expectativas da empresa ou tem alguma conduta ou comportamento que não está alinhado à cultura organizacional. 

“Nessa situação, o desligamento nunca deverá ser uma surpresa porque entende-se que o gestor tem um trabalho prévio de acompanhar esse colaborador promovendo feedbacks. Não é simplesmente mostrar, mas também estruturar e propor um plano de desenvolvimento individual. Feito isso, certamente o momento do desligamento, caso a opção seja essa, vai ser um pouco mais tranquilo porque o colaborador entende que o gestor demandou energia, tempo, conhecimento para que a situação fosse outra”, destaca Leão.

A segunda situação é quando o desligamento não é opcional, ou seja, é inesperado e determinado por alguma diretriz da empresa. “Nessa situação é importante que você seja o mais objetivo, claro e respeitoso possível, entendendo que esse colaborador certamente terá dúvidas, afinal ele não esperava que o desligamento fosse acontecer”, orienta a profissional.

Para ajudar gestores a conduzir o processo de desligamento de forma mais assertiva e humana, Denise Leão preparou algumas dicas:

Ter empatia – “Pense se fosse você sentado nessa cadeira, o que você gostaria de ouvir no momento que sua jornada finaliza na empresa? Essa pode ser uma pergunta importante para conduzir como você vai se preparar e o que você vai falar para essa pessoa que vai receber a notícia.” 

Evite pedir desculpas – “A desculpa dá a impressão de que você poderia ter feito algo e não fez.”

Faça de forma pessoal e individual sempre que possível – “Ao comunicar um desligamento faça isso em um local adequado, reserve um tempo para estar com aquele colaborador. Se nesse momento as emoções aflorarem, respeite o momento desse profissional, ofereça um copo com água, mantenha a sua inteligência emocional e espere que ele esteja em condições para que você possa retomar o processo de desligamento.”

Comunique a equipe – “Reúna toda a equipe e também comunique que esse colaborador não faz mais parte do quadro, seja pessoalmente ou por e-mail. Traga um pouco mais de pessoalidade, de afetividade, de empatia para que esse momento fique um pouco mais leve.”

Preparo - Outro fator que ajuda a conduzir o processo de demissão com mais assertividade é o preparo do gestor. No Senac Goiás o empresário pode se preparar na Escola de Gestão. Acesse o site go.senac.br e confira os cursos disponíveis. 

Confira a entrevista completa:


Ver todas as notícias
Voltar para o topo