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A importância da cultura do feedback nas empresas

O feedback ainda é visto por muitos como um tabu, mas se bem realizado ele pode auxiliar no fortalecimento dos vínculos entre as empresas, líderes e colaboradores

Nós, seres humanos, somos movidos pelo sistema de recompensa, ou seja, tendemos a repetir comportamentos que nos trouxeram algum tipo de benefício. E é justamente por isso que é importante saber como comunicar com os colaboradores, para que se tenha bons resultados de ambas as partes. 


Devido às transformações mercadológicas, várias empresas têm aderido às técnicas do feedback como uma importante e estratégica ferramenta de gestão e motivação. Especialistas apontam que essas técnicas podem auxiliar no aumento de estímulos aos colaboradores e consequentemente ampliar a produtividade da empresa. 


Porém, muitas pessoas ainda possuem receio em receber ou dar um feedback, considerando-o como um tabu e sempre o associando a coisas negativas, como críticas e correções. Denise Leão, especialista em gestão de pessoas e chefe de relacionamento com o cliente do Sesc/Senac, explica que o feedback é uma oportunidade de identificar os diferenciais e os pontos a serem melhorados,  mas se feito de forma errada pode ter efeito contrário. “Essa é uma ferramenta importante por ter a oportunidade de presentear e dar ao colaborador uma nova chance, um novo caminho”, disse. 


Denise também aponta alguns cuidados que o gestor deve ter na hora de realizar um feedback com seus colaboradores, e pontua que o objetivo do feedback deve ser sempre positivo. "Ao realizar o feedback, ele deve acontecer de forma pensada, planejada e com bastante cuidado. Afinal, a intenção de um feedback sempre deve ser positiva, mas se não for feito da forma correta, isso pode gerar um impacto não tão interessante”, orienta. 


Segundo a profissional, é importante que as empresas adquiram a cultura do feedback no cotidiano pois, por meio das técnicas utilizadas, há a oportunidade de ajustar e alinhar pontos necessários tanto para a empresa e líderes quanto para os colaboradores, em termos de comunicação e de resultados. 


Denise Leão também dá algumas dicas para os gestores que desejam aprender um pouco mais sobre liderança e como conduzir um processo de feedback, confira a seguir. 


Dicas para realizar o feedback:

1) O feedback sempre deve acontecer de forma pensada, planejada e com bastante cuidado.

2) Não é o momento do gestor despejar julgamentos e impressões sobre o colaborador.

3) É o momento de pontuar erros e/ou acertos, com o objetivo de alinhar as condutas.

4) Quando for um feedback negativo ou de correção o líder deve chamar o colaborador, individualmente, e pontuar o que deve ser ajustado.

5) Evitar palavras e atitudes que possam constranger ou intimidar o colaborador.

6) Se for algo positivo, como um elogio ou algo que superou as expectativas, pode ser feito em público, junto com a equipe, assim o colaborador vai se sentir importante.

Gostou das dicas? Então confira a matéria completa no vídeo: 

https://www.youtube.com/watch?v=LVWxVVC6XIg 


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