Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 31/10/2022

Formas de prevenção e fatores que podem desenvolver o câncer de mama

O projeto de conscientização, conhecido mundialmente, foi criado na década de 90, e tem como objetivo a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O câncer de mama é uma das doenças mais comum entre as mulheres e um dos que mais levam à morte, por isso, é importante entender os fatores que aumentam o risco de câncer de mama e saber as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento. Para falar um pouco sobre o assunto e esclarecer algumas dúvidas, conversamos com a Enfermeira de Educação em Saúde do Sesc Goiás, Lilia Moreira.

 

O Outubro Rosa é muito importante para conscientização das mulheres em relação ao autocuidado. Durante todo o mês são realizadas ações com o intuito de que mais  mulheres possam ter acesso à informações sobre a doença, e assim obter  diagnóstico precoce. Lilia Moreira orienta que “é importante que as mulheres conheçam seu corpo, e saibam os sintomas e formas de prevenção”.

A profissional também listou alguns fatores que podem aumentar a probabilidade de desenvolver o câncer de mama, são eles: obesidade, tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas, menarca antes dos 12 anos e menopausa tardia. “Se você se enquadra nos fatores de riscos citados é importante ficar em alerta. Como alguns fatores de risco são comportamentais, é importante haver mudança de hábitos para se ter uma melhor qualidade de vida”, orienta. 

É importante lembrar que, mulheres que apresentam algum dos fatores de risco não necessariamente irão desenvolver a doença, assim a ausência dos fatores de riscos não elimina a chance de tê-la. 

O principais sintomas são:

  • Aparecimento de nódulo

  • Deformidades e/ou aumento da mama

  • Pele com aparência de casca de laranja

  • Presença de secreção líquida nos mamilos

  • Dor

É importante que assim que surja algum sintoma, a mulher procure ajuda. O especialista que cuida dessa área é o mastologista. Quanto antes realizar o diagnóstico, mais fácil será o tratamento. 

 

Prevenção e diagnóstico 

 

Quanto às formas de prevenção, é importante que as mulheres que se enquadram nos fatores de risco adquiram hábitos mais saudáveis, tais como: ter uma boa alimentação e praticar exercícios físicos. Pois a ingestão de alimentos gordurosos, consumo exagerado de bebida alcoólica e cigarro, somado a falta de atividade física, podem agravar o risco de ter câncer de mama.

 

Para identificar se há algo errado com as mamas é necessário que as mulheres adquiram o hábito de fazer o autoexame. E a partir dos 40 anos, é primordial a realização da mamografia periodicamente, segundo as orientações da Sociedade Brasileira de Mastologia.

 

“O diagnóstico do câncer de mama é feito por meio de exames clínicos, onde é observado a presença de nódulos e aspectos diferentes da pele. Podem ser feitos por exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética”, esclarece a profissional. Para saber mais, assista a entrevista completa no vídeo abaixo.

 

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



Ver todas as notícias
Voltar para o topo