Capa da notícia
Faculdade Senac | Publicada em: 04/11/2022

Desenvolva soluções criativas e inovadoras com o Design Gráfico

A graduação da Faculdade Senac capacita os alunos para planejar e projetar as melhores ações na área de design

O curso de Design Gráfico da Faculdade Senac Goiás, é focado no design digital, nos seus mais importantes conceitos e nas boas práticas exigidas pelas empresas. O curso tem duração de 5 semestres, 2 anos e meio, a primeira turma iniciou em 2007, em seus 15 anos formou 28 turmas e possui conceito 4 na avaliação do MEC. 

A estudante do primeiro período, Clarissa Leão, afirma que fazer o curso no Senac é uma grande oportunidade de aprender. “Meus professores são profissionais espetaculares, fico entusiasmada de aprender com eles, a profissão que tenho paixão e sou encantada desde que eu tinha uns 15 anos”. A aluna explica que “design não é só para a pessoa que sabe desenhar, é para quem gosta de exercer a criatividade, que é uma das coisas mais belas que o ser humano possui”.

As aulas são ministradas 100% em laboratório, capacitando os alunos nas principais ferramentas e também nas competências necessárias para os desafios desse mercado tão dinâmico. A formação busca qualificar e conscientizar profissionais que já atuam ou não na área, com preparação científica e acadêmica.

Ana Beatriz Prado, designer gráfica egressa do curso, conta que o Senac contribuiu muito na sua formação com o apoio e estímulo dos professores. “Eu tive muita liberdade para explorar e experimentar abordagens e atividades, então eu consegui me formar tendo uma noção de todas áreas e um pensamento crítico a respeito do design”. 

 Atividades principais 

“Design” pode ser traduzido para o português como “desenho”, e seu significado pode ser ampliado para “planejar” ou “projetar” algo com um propósito específico. Assim, o designer como profissional pode ser compreendido por aquele que atua na criação de soluções inteligentes e inovadoras para diversos segmentos que vai além dos aspectos estéticos na criação.

O profissional da área de design gráfico pode atuar em diversas frentes como: criação de projetos de comunicação visual; novos produtos e embalagens; confecção de materiais visuais como panfletos e outdoors; criação e produção de animações para o meio digital; criação e desenho de logotipos e marcas; diagramação de jornais e revistas; criação visual de layouts de sites, blogs e banners para a internet; planejamento e desenvolvimento de anúncios, panfletos, cartazes e vinhetas para a TV.

O designer gráfico pode atuar também na área de design de produtos, que levam em conta os aspectos funcionais, estéticos e utilitários do objeto, podendo desenhar móveis, joias, vestuário, equipamentos médicos e odontológicos, peças para maquinário industrial, eletrodomésticos e outros.

A designer gráfica Ana Beatriz Prado, relata que a área é muito versátil e democrática, com infinitas possibilidades de estudo e atuação. “O design conversa com outros campos de conhecimento, como artes visuais, publicidade, arquitetura, psicologia. Então você acaba tendo uma noção de um pouco de tudo e eu acho isso maravilhoso, porque muda a forma como você compreende a realidade ao seu redor. O design te cria possibilidades”. 

Mercado de Trabalho

Do ponto de vista mercadológico, trata-se de uma área em constante crescimento. Há boas oportunidades de trabalho em diferentes tipos de empresas ou mesmo na modalidade freelancer. Podendo seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas para cursos técnicos e faculdades.

O mercado de trabalho atual para profissionais de design gráfico, está em franca expansão e com mudanças permanentes, o que exige aprimoramento, qualificação e dinamismo para atuar em: agências de publicidade, editoras, departamentos de arte de empresas de comunicação, escritórios e estúdios de design, emissoras de TV, empresas de embalagens, gráficas, produtoras de vídeos e empresas cinematográficas. 

A egressa Ana Beatriz, conta que durante sua formação conseguiu um emprego na área de UX Design em uma empresa do Rio de Janeiro. “Entrei no curso sabendo o básico sobre design e hoje considero ser uma área do conhecimento que domino e tenho segurança em atuar”, completa.

Os cursos oferecidos pela Faculdade Senac fazem parte do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo