Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 07/11/2022

Beleza e estética: Tendência de bem-estar masculino

No mundo contemporâneo várias práticas e pensamentos mudaram, uma delas é sobre as tendências de bem-estar dos homens, que estão diretamente ligadas ao cuidado pessoal

Se antes o homem atraente era aquele que não se preocupava tanto com a aparência ou que não dedicava tempo para a estética, atualmente isso tem mudado. Hoje é normal, e até exigido pela sociedade, que o homem cuide da beleza, busque por procedimentos estéticos, entre outras práticas. No Momento Saber desta semana vamos falar sobre como o setor da beleza e estética tem influenciado nessa busca por bem-estar.


Como o bem-estar e o autocuidado estão cada vez mais presentes na rotina diária dos homens, convidamos o instrutor de barbearia do Senac Goiás, Marcos Vinícios, para falar um pouco mais sobre esse aumento na demanda no setor da beleza e desmistificar que o cuidado masculino não é só por vaidade.


O instrutor explica que nos últimos anos a procura por procedimentos e cuidados masculinos tem mudado bastante e aumentado muito. Um dos motivos, segundo ele, é o aumento de informação. “Hoje o homem tem várias referências de cuidados que podem ser feitos. É um assunto que se fala muito na mídia e até mesmo nas redes sociais”, afirma. 


Marcos complementa que o setor da beleza vem se adaptando, com o intuito de melhor atender as exigências desse novo público. “Para atender esse homem que é mais exigente e bem informado, os profissionais estão se capacitando cada vez mais”. O mercado vem se adequando aos poucos e esse cenário só tende a melhorar. Por exemplo, as barbearias já atendem com horário marcado, têm espaços dedicados a massagens, barba, cabelo, sobrancelhas, limpeza de pele, entre vários outros tratamentos e procedimentos. 


Esse novo padrão de beleza não é só por vaidade, também está diretamente ligado ao bem-estar, busca pela satisfação com a própria imagem, melhora da autoestima e ser mais saudável. A sociedade também tem cobrado que os homens estejam bem apresentáveis, que cuidem mais da saúde, do corpo e da aparência. 


O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. 


Confira a entrevista completa:


Ver todas as notícias
Voltar para o topo