Capa da notícia
Profissões em Alta | Publicada em: 09/11/2022

Conheça as áreas profissionais mais procuradas no mercado de trabalho

Enfermagem, Design Gráfico e Tecnologia estarão em alta agora e nos próximos anos

O mercado de trabalho vem passando por inúmeras mudanças nos últimos anos relacionadas aos avanços tecnológicos e a diminuição das fronteiras geográficas, isso faz refletir sobre as áreas profissionais que serão crescentes nos próximos anos. Um levantamento realizado pelo Linkedin fez análise dos cargos que tiveram mais busca entre janeiro de 2017 e julho de 2021, vislumbra 25 áreas e profissões crescentes. 

A digitalização e os escritórios híbridos diante da pandemia de Covid-19, alavancaram os espaços de inovação que mudaram o cenário de trabalho. Inúmeros setores foram afetados, e os profissionais buscam novas oportunidades e horizontes de carreira. Profissionais das áreas de tecnologia, design e enfermagem estão entre os mais procurados no mercado de trabalho.

O Senac Goiás oferece vários cursos desses que estão em alta no mercado, desde profissionalizantes até pós-graduação em áreas como: Técnico em Enfermagem; graduação em Design Gráfico, Gestão da Tecnologia da Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e pós - graduações em Data Science e Elaboração e Gestão de Projetos Sociais. Os cursos têm duração média de um ano a dois anos e meio, o que permite aproveitar essas áreas que estão em alta. 


Competências de algumas áreas

Enfermagem

A instrutora do curso Técnico em Enfermagem do Senac Goiás, Aline Lopes, destaca que “o estudante pode esperar com essa formação uma absorção rápida no mercado de trabalho, pois o Senac é pioneiro em formação de profissionais da enfermagem em Goiás. O curso que tem a missão de cuidar das pessoas, prepara o aluno para ser um profissional ético, responsável, organizado, com iniciativa, com senso crítico, uma pessoa humana que realmente execute as políticas nacionais da humanização”.

Algumas das competências mais comuns de um profissional de enfermagem é o tratamento intensivista. No curso aprendem a cuidar da qualidade de vida do paciente, acompanham seu estado de saúde e ajudam a estabelecer o diagnóstico, podem ajudar na aplicação de curativos e orientação do paciente. A faixa salarial de um técnico em enfermagem pode variar entre dois e quatro mil reais. 

Segundo a instrutora, “a área da enfermagem é uma das mais procuradas do mercado justamente pela sua dimensão e diversidade de atuação. O profissional de enfermagem pode atuar em várias frentes, especialidades e inclusive como profissional autônomo. A formação passa pela saúde da mulher, atendimento ao recém-nascido, parto, centro cirúrgico, UTI, saúde pública e outras. Unidades de saúde, inclusive clínicas, home care, hoje são uma tendência junto ao atendimento de enfermagem domiciliar.” A área de cuidador de idosos também está com grande procura por profissionais capacitados.

Design Gráfico

O profissional designer é procurado por saber utilizar ferramentas relacionadas à estratégia de conteúdo, desenho gráfico, a utilização de programas como Adobe Illustrator, Adobe InDesign e design de interface de usuário.

Para o coordenador do curso de Design Gráfico da Faculdade Senac, Nicólas Gualtieri, “a necessidade de comunicação não para, ela evolui e precisamos de profissionais que trabalhem as diversas áreas das visualidades construindo os novos percursos da informação”. 

O curso de Design Gráfico percorre todas as áreas como: criação de marca e identidade visual; construção digital de sites e experiências de usuário; aplicativos; as diversas áreas audiovisuais como fotografia e animação digital; estratégia de redes e gamificação; sinalização espacial; embalagens; marketing e comunicação; estruturas de editoração impressas e digitais. 

O professor ainda destaca que “o mercado é extremamente crescente. Existem vários mercados, o de pequenas empresas, medianas e grandes e todos eles precisam de profissionais de design. O estudante pode ter certeza de que a sociedade precisa se comunicar, isso gera diversos espaços e áreas de trabalho”. A média salarial de um designer gráfico é cerca de três mil reais. 

A criatividade é um grande aliado em diversas áreas, uma vez que a tecnologia por si só não consegue ainda analisar criticamente os dados ou criar novas ideias, por isso profissionais que trabalham com imagens, palavras e ideias têm espaço no mercado de trabalho. 

Tecnologia 

Nos cursos de tecnologia oferecidos pela Faculdade Senac, o profissional poderá analisar, projetar, desenvolver, testar, manter, validar e verificar sistema de informação para computadores, internet e dispositivos móveis. 

A área de Gestão de Tecnologia da Informação forma profissionais aptos a criar, planejar e gerenciar tecnologias para as empresas. Aplicar metodologias ágeis no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. 

Dentro dos diversos campos da tecnologia é importante preparar os alunos para desenvolver sistemas informatizados, criar programas de acordo com a necessidade do cliente, analisar e administrar banco de dados, desenvolver a arquitetura de um software e muitas outras funções. Um profissional de tecnologia poderá ter remuneração a partir de três mil reais dependendo do tempo e área de atuação.

Os cursos oferecidos fazem parte do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.



Ver todas as notícias
Voltar para o topo