Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 22/11/2022

Professor dá dicas para quem se saiu mal no Enem 2022

Ele explica o segredo para continuar estudando em busca de bons resultados

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 foi aplicado nos dias 13 e 20 de novembro em mais de 1,7 mil municípios para aproximadamente de 2,5 milhões de estudantes. O gabarito oficial será divulgado nesta quarta-feira (23), porém mesmo com a prova e gabarito em mãos, o aluno ainda não tem como saber o resultado final que deverá ser disponibilizado somente em 13 de fevereiro de 2023. O Enem é avaliado conforme a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e isso quer dizer que as notas variam de acordo com a quantidade de erros e acertos de cada aluno. 

Se mesmo antes do resultado oficial, o aluno percebeu que não foi bem na prova, ele pode conferir algumas dicas para obter melhores na próxima edição do exame. O professor de Física do Centro Educacional Sesc Cidadania de Goiás, Christian Hummel, falou sobre a postura que deve ser tomada diante de um resultado pouco satisfatório. 

Segundo ele, muitos alunos ficam aflitos quando corrigem a prova do Enem e veem que o resultado não foi tão positivo. “Se o resultado não foi o desejado, o primeiro passo é ter em mente os aspectos a serem considerados nessa retomada de estudos. A primeira coisa é ter claro em mente a faculdade e o curso. Segundo passo é avaliar o que foi feito e que deu certo e continuar fazendo. Deixar de fazer o que deu errado e começar a fazer o que deveria ter sido feito”, explicou.

O professor ainda aconselhou “Converse com professores e colegas que foram bem no Enem, pesquise plataformas que vão te auxiliar nos estudos e orientar qual a melhor forma de planejar o seu dia para estudar de forma equilibrada”, recomenda.

Segundo ele, é preciso ter a cabeça no lugar para os dias em que haja desânimo. “Vai ter dias que você possa estar desinteressado, mas é preciso lembrar onde quer chegar e retomar os seus estudos”, pondera. 

Para preparar o emocional, o aluno precisa entender que se for mal na prova, essa frustração não pode ser definitiva no processo de estudos, conforme explica o professor. “É necessário ter em mente que você passou por uma jornada escolar nos últimos três anos, chegou Enem e não aconteceu do jeito que você queria, mas o que vai definir o seu sucesso é a sua postura em reação a isso. Certamente não é primeira frustração que você teve na sua vida e nem vai ser a última, porque isso faz parte da construção de equilíbrio na vida do ser humano, então faça as pazes com você e volte aos seus estudos”, aconselha o docente.

Segundo ele, é interessante avaliar as dificuldades, transformar os pontos fracos em pontos fortes, e é preciso trabalhar as matérias com maior dificuldade, ao mesmo tempo focar também nas matérias com maior facilidade. “O Enem é uma engrenagem completa. É preciso trabalhar todos os conteúdos para que você chegue no melhor nível possível, para a próxima prova”, destaca.

O professor ainda comenta a importância do apoio familiar. "Muitos alunos precisam trabalhar e estudar, e o menor  tempo disponível faz com que você se torne mais focado, mas se você conta com o apoio da sua família e não precise trabalhar, encare a sua rotina de estudos como a sua profissão", pontua.

Para Christian, o mais importante é não desistir. “Todas as construções da humanidade, tanto intelectuais, quanto emocionais passaram pela persistência. Persista e não desista que com certeza, você vai conquistar o sucesso”, aconselha.

O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros. 

Confira a entrevista completa:



Ver todas as notícias
Voltar para o topo