Capa da notícia
Novembro Azul | Publicada em: 01/12/2022

Senac realiza palestras sobre Novembro Azul

Em parceria com o Coren Goiás, foram realizadas ações em prol de informar e conscientizar sobre os riscos do câncer de próstata

Com o objetivo informar e conscientizar a sociedade, principalmente os homens, o Senac e o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás realizaram, nos dias 29 e 30, palestras com o tema Novembro Azul. A programação foi gratuita e contou com emissão de certificado.

O primeiro dia de ação aconteceu no Coren, onde foi realizada uma palestra com o tema “Câncer de Próstata – tipos de tratamentos”, com o enfermeiro conselheiro Laysson Raphael. Foi um momento voltado para a conscientização e fortalecimento dos saberes da enfermagem sobre o tema e incentivo à prevenção do câncer de próstata, pois a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. E segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens, e é a causa de morte de 28,6% da população masculina.

Já no segundo dia de programação, que aconteceu no Senac Elias Bufáiçal, teve dois circuitos de palestras, no período matutino e noturno; onde o enfermeiro Laysson deu continuidade nos ensinamentos sobre o câncer de próstata, com enfoque nos sinais, sintomas e cuidados.

Na ocasião, o enfermeiro deu algumas dicas de prevenção e disse que adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Abaixo seguem alguns desses hábitos e práticas que devem ser adotados:

  • Ter uma alimentação saudável
  •  Manter peso corporal adequado
  • Praticar atividades físicas
  • Não fumar
  • Evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas

A participação do Senac nas palestras é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo