Habilidades para empreender vão além de conhecer o negócio
Consultor do Senac Goiás dá dicas para ser um empreendedor de sucesso
Quem começa um novo negócio deve
conhecer bem o produto e o público que deseja trabalhar, mas para alcançar o
sucesso do negócio só isso não basta. Resiliência, foco e determinação são
algumas das principais habilidades para quem deseja empreender. Principalmente no
período de fim de ano, em que as oportunidades de negócio aumentam, o empreendedor precisa estar
atento a todo o contexto ao seu redor. Segundo o consultor em gestão
empresarial e coordenador do Programa de Gratuidade Senac Goiás (PSG), Fernando
Moraes, estar atualizado é prerrogativa para quem deseja empreender.
De acordo com ele, qualquer pessoa
pode empreender, desde que ela tenha o desejo de se preparar para isso. O que
vai determinar o sucesso do negócio é o entendimento dessa pessoa para saber
lidar com o fracasso e a necessidade de retomar quantas vezes for preciso. Segundo
Fernando, a resiliência é chave para o novo empreendedor.
Para ser um bom empreendedor é
preciso saber quem se quer atingir. “É errado pensar que você vai atingir todo
mundo, então é indispensável definir um público-alvo. Quando você entende isso,
entende as dores, e assim encontra as oportunidades, que é uma das principais características
de um bom empreendedor”, ressaltou.
Para ter uma empresa, é preciso
falar várias línguas. Fazer negócio pelo WhatsApp, e-mail, telefone e
presencialmente é diferente. É necessário saber se comunicar nesse meio em que
as redes sociais estão em alta na vida das pessoas.
Um dos conceitos que fala sobre
esse ambiente no qual o empreendedor precisa se adaptar é o VUCA, que significa
Volatility, Uncertainty, Complexity and
Ambiguity (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade).
Até mesmo antes da pandemia, as
coisas se tornaram cada vez mais passageiras com as mudanças acontecendo muito
rapidamente. O consultor falou sobre a importância desse conceito para quem
deseja empreender. “As coisas são rápidas e é preciso estar aberto a isso”,
disse.
Entenda o conceito Vuca:
Volatilidade
Segundo o consultor, a mudança
está no comportamento das pessoas. “Um exemplo disso, é que antes nossos pais compravam
na mesma loja de roupa, no mesmo supermercado, e essa fidelidade hoje não
existe mais. O consumidor vai buscar o melhor preço, a melhor distância e a
melhor vantagem para ele, por exemplo uma pessoa antes de comprar um fone de
ouvido poderia muito bem ir ao camelódromo. Agora ela, com certeza, vai lá na
internet, porque é mais cômodo. As coisas mudam muito e durante o tempo todo,
sendo tudo mais efêmero”, explicou.
Incerteza
Outro ponto a relevar é a
incerteza. “Hoje não existe mais a certeza de que aquele cliente vai comprar de
você e que sua cartela de clientes vai ser fiel. O que você está planejando
pode sofrer alterações. Por exemplo, uma pessoa que abre uma pizzaria vai ter o
apoio de amigos e familiares no início, mas provavelmente ela não vai comer
pizza toda semana. Assim é preciso conquistar seus novos clientes para garantir
que o seu negócio seja mantido”, exemplificou.
Complexidade
Segundo o consultor de Gestão, outro
ponto a ser avaliado é complexidade do negócio. Esse ambiente tem transformado
as empresas. Você deve conhecer alguém que deve ter fechado o negócio e outros
que tiveram uma proporção gigantesca após a pandemia. O que mudou foi a capacidade
de se adaptar às mudanças, de entender o ambiente extremamente competitivo,
extremamente rápido e muito complexo”, explicou.
Ambiguidade
Conforme Fernando, tudo é ambíguo.
“Tem muitas informações o tempo todo e o que acontece na Europa influencia
diretamente no Brasil e o que acontece no bairro do lado também influencia.
Então é preciso estar preparado ou pelo menos atento ao que o mercado faz. Por
exemplo, a pandemia impactou a produção e a comercialização de muitos produtos.
A guerra entre Rússia e Ucrânia também, já que a Rússia é um dos maiores
produtores de fertilizantes do mundo, então isso altera o fluxo do nosso
agronegócio e consequentemente nos pequenos empreendedores que compram
alimentos”, pontuou Fernando Moraes.
O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
Confira a entrevista completa no vídeo: