Capa da notícia
Momento Senac Saber | Publicada em: 09/03/2023

Mulheres possuem competências que agregam valor ao mercado de trabalho

Características são inerentes a elas, o que as tornam capazes de proporcionar um ambiente corporativo mais harmonioso, empático e criativo

O Dia Internacional da Mulher é importante para diversas reflexões acerca do papel delas na sociedade, e uma dessas reflexões é sobre a participação feminina no mercado de trabalho. As competências da mulher no ambiente corporativo vão muito além do que se imagina. Elas são responsáveis por proporcionar um ambiente corporativo mais harmonioso, empático e criativo.

De acordo com a gestora de negócios, Denise Leão, as principais habilidades delas podem agregar valor dentro das organizações. “Essa discussão tem sido cada vez mais relevante devido a todas as conquistas de espaço alcançados ao longo da história e também ao protagonismo que a mulher é capaz de desenvolver nos resultados de uma empresa”, destaca.

Para ela é importante lembrar que as mulheres foram desbravando o mundo dos negócios para que tivessem espaço no mercado, porém de acordo com o IBGE, as mulheres ainda ganham 20,5% menos do que os homens. “Com isso percebemos que muitas lutas foram vencidas, mas ainda sim nós temos muitos desafios quando falamos do mercado de trabalho. Segundo algumas pesquisas, conseguimos observar que a mulher tem uma produtividade 48% superior ao homem e ainda sim nós temos apenas 16% dos cargos de gestão ocupados por mulheres, ou seja, um ambiente que ainda precisa ser conquistado”, pondera.

Segundo Denise, as mulheres são capazes de gerar muitos benefícios tanto para o mercado de trabalho, quanto para a economia. Elas carregam consigo algumas competências bastante requeridas no mercado de trabalho, algumas delas inclusive, consideradas anteriormente, como sinônimo de fraqueza e falta de equilíbrio emocional.

Sensibilidade e afetividade

Denise explica que a sensibilidade e afetividade são competências importantíssimas, principalmente quando falamos de cargos de liderança. “A mulher consegue promover nos ambientes organizacionais, que naturalmente possuem desafios, conflitos, pessoas com perfis, desejos e valores diferentes, uma liderança mais humana, um ambiente mais positivo e também conseguem agregar mais as pessoas ao trabalho”, explica

Criatividade

A gestora aponta que outra competência nata e que as mulheres dominam é a criatividade. “Isso vem desde a nossa criação, até mesmo pelo fato de as mulheres serem mães, onde são estimuladas a sair da caixinha o tempo todo. Sendo assim conseguimos desenvolver essa criatividade nas atividades cotidianas no trabalho com mais facilidade”, pontua.

Senso de coletividade

Conforme Denise, o senso do coletivo é um ponto em que as mulheres conseguem trazer mais participação dentro da empresa, além de ouvir mais as pessoas, ter uma liderança mais empática, o que automaticamente vai impactar no resultado da organização.

Determinação

Além dessas habilidades, Denise conta que não se deve deixar de mencionar a determinação, que historicamente foi um fator decisivo para que as mulheres conquistassem espaço no mercado de trabalho e ela é ainda mais do que essencial pensando nos desafios que ainda existem nos dias atuais.

Maior capacitação

De acordo com a profissional, o público feminino representa a maioria nas capacitações. “Quando nós olhamos no currículo e históricos de profissionalização da mulher, elas são a grande maioria com mestrado, doutorado, especialização e ainda sim encontram barreiras em termos salariais e de possibilidade de cargos”, aponta.

O fato de existirem mulheres mais capacitadas e preparadas mostra, de acordo com várias pesquisas, que essa relação entre capacitação e mercado de trabalho ainda não é justa. Isso nos traz uma reflexão do quando as questões estruturais ainda têm impactado nessas escolhas, sejam porque ainda existe a visualização da mulher como dona de casa e mãe e do homem como provedor do lar. “Este fato ficou muito evidente na pandemia, onde a maioria das demissões foi de mulheres e esse cenário precisa mudar, nós temos mulheres capacitadas e competentes para ocupar o seu lugar no mercado e com certeza elas vão conseguir fazer a diferença em qualquer negócio”, ressalta.

Multitarefas

Outro ponto que é considerado um desafio, mas as ao mesmo tempo uma habilidade é o fato de que a mulher consegue realizar vários papeis como, por exemplo, serem mães, esposas, amigas, profissionais e donas de casa. “Temos essa necessidade de cumprir muito bem nossas funções e essa escolha de sermos multitarefas desenvolve a capacidade de ser uma excelente profissional, e isso traz a cobrança interna de ser também uma excelente mãe, além de ter um tempo para mim mesma, cuidar da saúde, autoestima, isso tudo também vai impactar nas relações interpessoais”, finaliza a gestora de negócios.

Confira a entrevista completa abaixo:



 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo