Capa da notícia
Sustentabilidade | Publicada em: 16/05/2023

Sesc e Senac Goiás lançam programa de sustentabilidade

O Programa Ecos tem como objetivo promover ações que induzam à prática intersetorial e colaborativa de sustentabilidade

Na manhã desta terça-feira (16), aconteceu o lançamento do Programa Ecos de Sustentabilidade, em Goiás. A cerimônia foi realizada na Faculdade Senac, onde esteve presente várias autoridades regionais e nacionais. Na ocasião, foi falado dos resultados já obtidos em outros estados e sobre a importância da implementação de ações sustentáveis na instituição. 

O Programa Ecos de Sustentabilidade foi criado em 2010 e atualmente está implantado em 23 departamentos regionais do Sesc, 13 Federações do Comércio (vinculadas à CNC) e 22 departamentos regionais do Senac. Ao longo desses 13 anos foram desenvolvidas diversas metodologias e ferramentas com o objetivo de uma gestão cada vez mais sustentável. 

Para o diretor do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o dia de hoje será um marco importante para a instituição. “Queremos que Goiás seja referência em todos os aspectos. Quando falamos em sustentabilidade, não é somente sobre reciclagem, é muito mais que isso. É um programa de gestão, e todas as unidades Sesc-Senac de Goiás estarão envolvidas, para que cumpramos assim nosso papel institucional”, reiterou.

O programa é direcionado ao público interno da CNC, Fecomércio, Sesc e Senac, com o objetivo de sensibilizar os colaboradores, otimizar o uso de recursos e mitigar os impactos socioambientais relacionados às atividades dessas organizações. 

Segundo a analista de recursos humanos e responsável pelo Programa Ecos no Senac – Departamento Nacional, Alexsandra Moraes, um dos maiores desafios é a conscientização, para que a sustentabilidade seja um propósito para todos os colaboradores. “Eu acredito que seja importante haver um alinhamento entre o propósito da instituição ao de seus colaboradores. Fazemos aqui um apelo para que as pessoas se comprometam com a proteção do meio ambiente”, disse.

O gerente de sustentabilidade e coordenador do Ecos – Departamento Nacional, Mário Saladini, falou da missão e do tripé de sustentabilidade que estabelece e direciona as iniciativas a serem executadas. “Em um país onde nem todos têm acesso aos serviços de habitação, saúde, cultura, lazer e assistência, a gente precisa agir. Precisamos trabalhar do ponto de vista social da sustentabilidade, que é a missão do Sesc e do Senac”, afirmou.

Para o coordenador de sustentabilidade do Sesc-Senac Goiás e responsável em implantar o programa no estado, Ronaldo Dorta, é necessário fazer o máximo possível para reduzir os impactos negativos causados ao meio ambiente. “Mesmo com todas essas ações coletivas que já são realizadas pelo Sesc-Senac, temos algumas externalidades que são negativas. Então temos que propor ações de iniciação e compensação para minimizar esses impactos, e o programa Ecos tem esse objetivo”, complementa.

O Programa Ecos de Sustentabilidade é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Ver todas as notícias
Voltar para o topo