Capa da notícia
Dia S | Publicada em: 17/05/2023

Entidades do comércio fazem mobilização em defesa de Sesc e Senac

Atos ocorreram simultaneamente em todo o Brasil. Em Goiás, a manifestação foi em frente a Faculdade Senac

Representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) estiveram, simultaneamente, nas ruas de todo o país, nesta última terça-feira (16), em protesto ao Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023 que estabelece, em seus artigos 11 e 12, a transferência de 5% dos recursos dessas entidades para custeio da Embratur e promoção do turismo internacional no Brasil. Em Goiás, o ato de mobilização ocorreu em frente a Faculdade Senac.

Ações de capacitação profissional, educação, saúde, assistência, cultura e lazer oferecidas pelo Sesc e pelo Senac, entidades do Sistema Fecomércio, estão sob risco de serem reduzidas, caso o Senado Federal aprove o Projeto, que deverá ir à votação nesta quarta-feira (17).

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, desviar esses recursos pode causar graves prejuízos socioeconômicos para o Brasil, em curto e longo prazo. “É tirar oportunidade de formação e emprego para gerações inteiras de brasileiros. É comprometer a destinação de dois terços da arrecadação do Senac à realização de cursos gratuitos. É tirar salas de aula de milhares de crianças, jovens e adultos, beneficiados com comprovado ensino de qualidade e excelência”, ressaltou.

Segundo o diretor regional do Sesc e Senac, um desvio de 5% dos recursos significa afastar parte do povo brasileiro da possibilidade de acesso à própria cultura, e interromper a prestação de serviços de lazer, de desenvolvimento físico-esportivo e de turismo social em todos os estados. “A família que vai no hotel do Sesc tem um serviço de qualidade, com pensão completa e preços acessíveis, esse corte vai provocar desmontes diretamente na vida do trabalhador brasileiro”, afirmou.  

Além das manifestações em defesa do Sesc e Senac, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo está colhendo assinaturas para o abaixo-assinado oficial. Já são mais de 710 mil brasileiros que assinaram a petição. Para participar, basta clicar aqui

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo