Capa da notícia
Momento Saber | Publicada em: 05/06/2023

Ações para um meio ambiente mais sustentável

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente várias ações devem ser realizadas em prol da conscientização e preservação ambiental

Segundo dados do Banco Mundial, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico no mundo e o desperdício anual de alimentos representa uma perda de 12 bilhões de reais. Então, adquirir novos hábitos e praticar a sustentabilidade é medida urgente para o planeta.  Para falar dessa data tão importante, que o Dia do Meio Ambiente, o Momento Saber dessa semana conversou com o coordenador de sustentabilidade do Sesc-Senac Goiás Ronaldo Dorta.

O profissional explica que as comemorações do dia 5 de junho são alusivas à Conferência de Estocolmo. Na ocasião, em 1972, profissionais se reuniram para tratar das questões relacionadas ao meio ambiente.  Desde então, a data ficou conhecida como o Dia Mundial do Meio Ambiente. “Muita coisa tem mudado. E a gente percebe que as instituições estão cada vez mais preocupadas em realizar ações focadas na conscientização e preservação ambiental”, comenta.

Segundo Ronaldo, nas últimas décadas temos observado um aumento muito grande na produção de resíduos, por isso é necessária a reflexão e contribuição de cada indivíduo. “Temos uma responsabilidade muito grande. Por isso, essas ações são importantes para disseminar a cultura da solidariedade, relativas às questões sociais e ambientais”, completa.

Além de fazer a gestão adequada dos resíduos, é importante que as pessoas e instituições coloquem em prática a política dos 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Podem parecer pequenas ações no dia-a-dia, porém ajudam a construir um comportamento mais sustentável.

Ronaldo, que é um dos responsáveis em implantar o projeto Ecos de Sustentabilidade em Goiás, lembra que o Sesc-Senac está realizando várias ações, com o objetivo de impactar pessoas e levar à reflexão. “Dentro da programação do meio ambiente, vamos colocar em prática todas essas políticas de sustentabilidade. Vamos inaugurar nosso plano de gestão de resíduos sólidos, que é uma orientação de como vamos proceder na segregação dos resíduos até seu destino final”, enfatiza.

Dorta destaca ainda que “todas as ações devem ser pensadas de forma a gerar menos resíduos para serem descartados no meio ambiente e menos demanda de matéria-prima na produção de bens e produtos”, afirma. 


Conheça os 5Rs da sustentabilidade:

• Repensar: É de responsabilidade de todos repensar suas práticas e ações em relação ao meio ambiente.

• Recusar: É o ato de recusar bens e serviços que não são necessários ou não agregam valor ao meio ambiente.

• Reduzir: É dever de todos poupar e reduzir o consumo dos recursos naturais, como por exemplo a água potável. Outra forma de reduzir é, sempre que for adquirir algum produto, se questionar se realmente é essencial ou apenas um “comportamento consumista”.

• Reutilizar: Reaproveitar objetos que seriam descartados. Por exemplo, algumas embalagens plásticas, ao invés de serem descartadas, podem receber novas funções e finalidades. 

• Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto.


O Momento Saber é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem por presidente Marcelo Baiocchi. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.


Para conferir o Momento Saber na íntegra, assista o vídeo abaixo:



Ver todas as notícias
Voltar para o topo