Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Confira dicas para dar um upgrade na carreira durante as férias

Seja em julho, no fim do ano ou em qualquer outro período de férias: aproveite a ocasião para investir na carreira

 

O descanso é merecido, importante e deve ser respeitado, mas não o impede de buscar um upgrade ou dar início a uma mudança de comportamento que influencie na vida profissional. Seja em julho, no fim do ano ou em qualquer outro período de férias: aproveite a ocasião para investir na carreira. “Férias é um período para começar ou intensificar algo, e não apenas para fazer e parar, sem dar continuidade”, diz a psicóloga e professora Marcia Luz, que também é coach executiva e pessoal, autora do livro “Agora é Pra Valer” (DVS Editora), sobre como liderar pessoas.
 
Faça cursos de férias ou de curta duração
Faça ou inicie um curso. Universidades e instituições oferecem vasta gama de cursos de curta duração ou a distância, que podem ser na área de atuação do profissional, para atualização e aperfeiçoamento, ou em área diferente, que acrescente cultura ou conhecimento mesmo que em função de um hobby. Um intensivo de línguas é outra dica. Se for fora do País, melhor ainda.
 
Segundo Marcia, essa “mudança” pode se referir, por exemplo, à leitura. Para quem não lê nada ou quase nada, é o momento para adquirir o hábito. Isso porque a leitura, segundo a coach, é um ingrediente fundamental para quem quer crescer profissionalmente. “A leitura amplia a visão de mundo, dá fluência verbal, aumenta vocabulário e trabalha nas correlações. Em uma entrevista de emprego, o candidato que lê é capaz de abordar assuntos diversificados, conferir mais subsídios às suas argumentações e, com isso, impressionar mais o avaliador”, explica.
 
Atualização e aperfeiçoamento
Cezar Tegon, diretor de novos projetos da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), diz que o profissional que faz cursos ou participa de palestras, congressos ou outras formas de atualização é sempre bem visto pelo chefe - o que pode render uma promoção e até a indicação para uma vaga melhor, em outro setor. “Não adianta querer receber primeiro a medalha e depois correr a maratona. Tem que ser proativo”, diz. E, segundo ele, falta de tempo e de dinheiro não são desculpas para ficar sem fazer nada, seja nas férias ou qualquer fase do ano. “Há cursos de 3, 4 ou 5 dias, cursos gratuitos, cursos feitos à distância. É só procurar que se acha”, argumenta.
 
Dentre os cursos, o de idiomas
Os cursos de línguas são bastante recomendados e algumas instituições têm oferecido opções voltadas às oportunidades que virão com a Copa de 2014, no Brasil. Quem tiver condições financeiras, pode fazer intercâmbio de um mês em um país onde se fale a língua desejada.
 
A coach Marcia Luz garante que uma experiência como essa pode render conhecimento muito maior do que um curso de seis meses no Brasil. Ou, então, dá para seguir a sugestão de Cezar Tegon: ir para um sítio de imersão. “Você fica quatro ou cinco dias em um sítio no interior e só fala o idioma que quer aprender. É fantástico!”, avalia o diretor da ABRH-Nacional. E ele observa que existem imersões via internet, muitas delas por um período de 30 dias grátis, para teste.
 
Ampliando a rede de relacionamento
Tegon aconselha a integração inclusive em função de momentos julgados individualizados. Se a recomendação é ler mais nas férias, então, que se vá ler numa biblioteca, numa livraria, num café. “O importante é ver gente diferente, cumprimentar, se falar, mesmo que de forma rápida”, diz. Por fim, ele acredita que férias é tempo de ampliar o contato com profissionais que atuam na área de interesse, de visitá-los em seus locais de trabalho, para saber como realmente a coisa funciona.  “Às vezes, se escolhe a profissão sem nunca ter visto o dia a dia daquilo”, observa.
 
O Senac em Goiás possui diversos cursos de curta duração para seu aperfeiçoamento. Além disso, as unidades da instituição promovem  palestras gratuitas, como no 7º Ciclo de Palestras, que acontece de 20 de agosto a 28 de setembro, no Senac Elias Bufáiçal. Confira a programação.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo