Capa da notícia
Dica | Publicada em: 18/06/2012

Saiba como aproveitar melhor o tempo e ser produtivo

Adotar determinados hábitos em sua rotina de trabalho pode fazer toda a diferença em sua produtividade, além de ajudá-lo a evitar o estresse e ansiedade. Confira 20 dicas para aproveitar melhor o tempo e ser produtivo

 

Adotar determinados hábitos em sua rotina de tarefas e trabalho pode fazer toda a diferença para o foco e produtividade. Um desses hábitos é trabalhar em blocos. Reunir todas as suas atividades em blocos de ação pode aprimorar o rendimento e evitar que você se estresse com atrasos e ansiedade excessiva. Ao invés olhar seus e-mails a cada cinco minutos, por exemplo, você pode reunir essa tarefa em apenas alguns blocos diários.
 
Confira a seguir esta e outras dicas para aproveitar melhor seu tempo, ser produtivo e evitar o estresse: 
 
1. E-mail
 
Separe, no máximo, três momentos diários em que você irá ler e responder e-mails e mensagens online. Manter a disciplina nesse hábito é possível e você irá perceber como é mais produtivo quando para de se preocupar com a caixa de entrada.
 
2. Leituras
 
Se você costuma empregar muito tempo em suas leituras online, procure diminuir esse tempo para um limite de 10 minutos diários. Reúna artigos que podem ser conferidos em seu tempo livre para que você não perca minutos preciosos de trabalho em leituras aleatórias.
 
3. Blogs
 
Se você possui um blog, organize-se para que ele não ocupe mais tempo e espaço do que deveria em sua vida. Se necessário, separe dois dias na semana para escrever seus textos, de maneira que você não tenha que fazer isso diariamente.
 
4. Telefone
 
Faça uma lista com todas as ligações que você precisa fazer naquele dia. A lista deve incluir as pessoas, assuntos e objetivos a serem tratados durante a conversa. Você deve separar um único momento em seu dia para realizar todas essas tarefas de uma única vez.
 
5. Lazer
 
Separe todo o seu tempo de lazer para o fim do dia. Isso irá ajudar a manter a motivação quando o expediente estiver finalizado, de maneira que você poderá relaxar e se preparar para o dia seguinte de maneira eficiente.
 
6. Tarefas
 
Se você tem tarefas que precisam ser entregues dentro de um prazo limite, procure fazê-las de uma única vez. Isso pode levar mais tempo, mas irá evitar a procrastinação e falta de controle sobre suas atividades.
 
7. Trabalhos no computador
 
Se parte de seu trabalho é realizada no computador, escolhe um bloco de horas em que poderá se concentrar completamente nessas tarefas.
 
8. Revistas e jornais
 
Se você é assinante de revistas e jornais semanais, separe um único dia e horário para atualizar suas leituras.
 
9. Limpeza
 
Se você é responsável pela limpeza de sua casa ou outras tarefas do gênero, procure deixá-las para um único dia da semana ou período diário, de forma que não se acumulem ou atrapalhem outras atividades.
 
10. Tarefas externas
 
Reúna todas as tarefas externas em um único dia. Vá ao correio, banco e supermercado de uma única saída. Além de economizar gasolina, você estará aliviando o trânsito.
 
11. Refeições
 
Se você não tem tempo para cozinhar durante a semana, aproveite a folga no domingo para cozinhar pequenas porções que poderão ser consumidas ao longo da semana.
 
12. Aulas
 
Se você estuda ou faz cursos online, organize-as de maneira que sejam feitas em uma única leva, sem ficarem espalhadas pela semana.
 
3. Tempo livre
 
Organize-se de maneira que todas as atividades sejam devidamente cumpridas para que você consiga aproveitar seu tempo livre sem preocupações e atrasos.
 
14. Meditação
 
É muito importante que você tenha tempo para pensar durante a semana. Nesse período podem surgir as melhores ideias e soluções para seus problemas e projetos.
 
15. Planejamento
 
Uma das melhores maneiras de evitar o estresse é planejar. Você deve separar o início da semana para que possa organizar todas as suas tarefas.
 
16. Descanso
 
Cada pessoa possui hábitos diferentes de descanso, você deve saber o que funciona melhor para seu metabolismo e rendimento.
 
17. Reparos
 
Os reparos que precisam ser feitos em seu computador, casa e mesa do escritório devem ser feitos de uma única vez em um período planejado com antecedência.
 
18. Contatos sociais
 
Não perca tempo em redes sociais. Esse tipo de atividade prejudica seu rendimento e abre espaço para a procrastinação.
 
19. Sistema personalizado
 
De acordo com suas tarefas e rotina, crie seu próprio sistema de produtividade para que consiga realizar as tarefas com mais rapidez e praticidade.
 
 20. Informações
 
Se você depende de informações específicas para trabalhar, garanta que elas estejam reunidas em uma única fonte e possam ser conferidas com periodicidade definida.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo