Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Líderes autoritários estão com os dias contados nas empresas

Pode se animar! O chefe ¿eu mando e você obedece¿, responsável pela maior parte dos pedidos de demissão, está cada vez mais distante do que a empresas buscam.

Quando você ouve a palavra líder, o que lhe vem à cabeça? Imagino que você deva ter visualizado as lideranças mais conhecidas e de sucesso, a exemplo de grandes empresários como - Eike Batista e Bill Gates, ou ainda líderes visionários e ousados como - Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

Entretanto, trazendo para o seu ambiente de trabalho, acredito que o que mais chama atenção ainda é aquele superior que causa medo e mantém uma relação extremamente autoritária e distante de seus colaboradores.
 
É certo que os líderes são o retrato da cultura organizacional das empresas, uma vez que as lideranças também são escolhidas por sua adequação ao ambiente, as ideologias da organização, e por terem a capacidade de alinhar essa cultura em seu grupo de liderados.
 
Porém, em pleno século XXI, e tendo como colaboradores profissionais de várias gerações, com destaque especial aos pertencentes à Geração Y, os líderes que ainda acreditam no modelo do “eu mando e você obedece” estão com os dias contados.
 
Essa liderança obsoleta está cada vez mais distante do perfil de líderes motivadores, agregadores, estimulantes que as novas gerações de profissionais necessitam para produzir com qualidade e gerar os resultados esperados pelas organizações em que estão inseridos. Sem contar que lideranças “ruins” são um dos maiores responsáveis pelo turnover (rotatividade de pessoas) nas empresas.
 
Cada vez mais as empresas buscam um líder cujo papel não é apenas o de cobrar resultados, mas também de delegar tarefas, monitorar e conduzi-las, ouvir seus colaboradores, dar feedback, compartilhar suas experiências e conhecimentos, respeitar as opiniões divergentes, conciliá-las e, com isso, inspirar e motivar seus liderados no alcance das metas e do próprio autodesenvolvimento.
 
Esse líder é o chamado de leader coach. Confira a seguir suas principais características:
 
- Inspirador - seus exemplos e profissionalismo são motivações para os colaboradores;
 
- Respeitador e flexível – ele é respeitado por não impor sua liderança e pela flexibilidade ao receber as contribuições dos colaboradores;
 
- Conhecedor da equipe - confia em suas capacidades, sabe delegar e dar os feedbacks necessários a evolução, aperfeiçoamento e crescimento dos colaboradores;
 
- Planejador e Estrategista – é visionário, focado, planeja as ações, mensura resultados, analisa e direciona as ações para obtenção de novos resultados, sempre mais rápidos, melhores e com mais qualidade;
 
- Empreendedor - sempre traz novas ideias e soluções;
 
- Motivador - não deixa que os liderados percam o foco e a motivação;
 
- Ousado - acredita que é possível sempre fazer mais, melhor e estar à frente;
 
- Proativo - não apenas delega, mas também age para que os resultados aconteçam;
 
- Ouvinte na essência - escuta as opiniões dos colaboradores, leva em conta, e estabelece um canal de comunicação;
 
- Compartilhador - divide seus conhecimentos e experiências com seus colaboradores.
 
Ele tem realmente uma liderança diferenciada porque não prioriza apenas os resultados, mas também a qualidade nas relações interpessoais, uma boa comunicação, e vê sempre novas possibilidades de evolução para si e para seus liderados.
 
O leader coach é um inspirador e, hoje, é dele o papel de agregar, de forma sistêmica, esse espírito nos resultados da empresa e das pessoas que a compõe. E seu líder de que tipo é?
Ver todas as notícias
Voltar para o topo