Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Veja como transformar uma vaga temporária em um trabalho efetivo

Se o profissional demonstra competências desejadas depois de contratado para realizar um trabalho temporário, sempre há espaço para uma contratação.

 

Fim de ano se aproximando, comércio agitado, contratações temporárias à vista. A notícia anima tanto aqueles que estão desempregados como os que pretendem transformar uma oportunidade temporária em um trabalho efetivo.
 
Segundo a especialista em recursos humanos, Cíntia Bortotto, se o profissional demonstra competências desejadas depois de contratado para realizar um trabalho temporário, sempre há espaço para uma contratação. "O profissional será percebido e poderá ter mais chances de conquistar uma vaga efetiva", explica.
 
Para o consultor em gestão de pessoas, Eduardo Ferraz, muitos profissionais perdem oportunidades não pela falta de talento ou conhecimento técnico, mas por suas atitudes. “As pessoas com pouca inteligência emocional têm um autoconhecimento limitado, e esse é o maior problema, pois têm dificuldades em avaliar o impacto que seus comportamentos causam no ambiente”, diz.
 
Identifique seus pontos fortes
Ser exigente ou desconfiado ou perfeccionista ou falante, ou qualquer comportamento que, socialmente é visto como inadequado, pode se tornar um ponto forte se você o utilizar na carreira certa. Ser desconfiado pode ser um talento, por exemplo, se a pessoa trabalhar em uma posição em que desconfiar seja um pré-requisito, como no caso de um auditor.
 
Posicione-se onde você rende mais
Procure trabalhos onde você possa utilizar seus principais pontos fortes na maior parte do tempo.
 
Cumpra com suas obrigações
Preste sempre muita atenção aos horários de chegada e à sua apresentação. O colaborador deve seguir todas as normas da empresa e estar sempre preocupado com seu asseio. Cuide do uniforme se você o utiliza e seja sempre muito adequado com sua apresentação.
 
Mostre interesse em fazer além do solicitado
Obviamente, sem ser invasivo, mas mostrar comprometimento sempre conta a seu favor. O gestor precisa saber que pode contar com você, esta é uma qualidade que a maior parte valoriza.
 
Trabalhe em equipe
Mostrar que você tem a capacidade de se relacionar bem em prol dos resultados também é muito positivo, portanto, se você terminou seu trabalho mas pode ajudar alguém, isso será percebido e contará a seu favor, tanto pelos colaboradores quanto pelos gestores.
 
Mantenha o foco nos resultados
Esta é uma das competências mais importantes no universo corporativo, ou seja, se alguma meta precisa ser atingida, pense, planeje e execute para chegar aos resultados, o compromisso com a meta final é muito importante para que seu desempenho seja bem avaliado.
 
De acordo com o especialista, é preciso que os profissionais percebam qual o efeito de suas ações sobre as pessoas no ambiente de trabalho. “Ser exigente é diferente de ser mal educado, ser gentil é diferente de ser submisso. Para isso, é essencial ficar atento os feedbacks recebidos, seja de um superior, um subordinado ou de colegas”, completa.
 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo