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Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

A internet torna os estudantes distraídos, diz estudo

Ao mesmo tempo que ampliou o acesso à informação, a internet criou uma geração de adolescentes distraídos, aponta uma pesquisa com professores americanos

 

 É inegável que a Wikipedia, o Google e as inúmeras fontes de informação na internet facilitam as pesquisas escolares. Mas os professores de escolas secundárias americanas veem, também, efeitos maléficos dessas tecnologias. Quase dois terços deles afirmam que elas fazem mais para distrair os estudantes que para ajudá-los nos estudos. 
 
É uma avaliação dura (alguns diriam pessimista), que faz parte de um estudo da respeitada organização americana Pew Research Center. Dos professores entrevistados pelos pesquisadores, 87% dizem que a tecnologia está criando uma geração que se distrai facilmente e é incapaz de se concentrar por períodos longos.
 
Outro problema, apontado por 76% dos entrevistados, é que os mecanismos de busca da web, como o Google, condicionaram os estudantes a esperar encontrar a informação desejada de forma fácil e rápida. Assim, eles estariam menos inclinados a realizar pesquisas mais trabalhosas quando isso é necessário. 
 
Uma parcela grande dos professores – 60% – também se diz preocupada com a qualidade das informações na web. Para eles, a internet tornou mais difícil, para os estudantes, encontrar fontes de informação realmente confiáveis. Cerca de metade dos entrevistados acha que os estudantes deveriam receber aulas sobre como pesquisar melhor usando meios digitais.
 
Mas nem tudo é negativo nas conclusões do estudo. 99% dos professores concordam que a internet permite obter informações mais amplas e variadas do que seria possível conseguir sem ela (o que parece óbvio). E 65% acham que a grande rede torna os estudantes atuais mais autossuficientes ao realizar pesquisas.
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