Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Aproveite o fim do ano para fazer uma autoavaliação profissional

Veja como checar sua possibilidade crescimento, a qualidade do ambiente de trabalho e das suas relações com chefes e colegas, sua remuneração e satisfação em exercer suas funções

Final de ano está chegando e com ele, mais um momento de refletir e avaliar seus progressos profissionais. Se tudo está saindo como planejado, parabéns. Se não, ainda dá tempo de fazer uma autoavaliação e checar os pontos que precisam ser melhorados.

 

Afinal, certos aspectos são decisivos no processo de construção da carreira que desejamos porque impactam diretamente em nossa evolução profissional. Entre esses aspectos, destaco a possibilidade real de crescimento, a qualidade do ambiente de trabalho e das relações com chefes e colegas, como também a remuneração, e, especialmente, a satisfação em exercer suas funções na empresa.

 

Para ver como eles andam, aqui vão três dicas certeiras para fazer sua autoavaliação profissional:

 

1- Seja honesto – Muitas vezes negar os pontos de melhoria é o que sabota o seu crescimento. É preciso ter a consciência das competências técnicas e comportamentais que precisam ser desenvolvidas para agir e evoluir continuamente.

 

# Se você tiver dificuldades em observar seus pontos de melhoria, peça aos colegas mais próximos e superiores um feedback.

 

2- Mensure os investimentos em aprimoramento – Quanto do seu tempo e salário você investe em aperfeiçoamento? Sem essa disponibilidade para aprender mais, você corre o risco de se estagnar profissionalmente.

 

# Procure ler mais, e se o dinheiro não está sobrando, busque cursos grátis na internet. Só não deixe de evoluir.

 

3- Felicidade com seu trabalho - A satisfação com o trabalho é a maior motivação para realizar suas tarefas com eficiência. Se você não gosta do que faz, procure saber se na empresa há vaga no departamento que deseja atuar.

 

# Caso não tenha, busque novas oportunidades em outra organização.

 

Ao fazer essa autoavaliação é possível compreender melhor as suas motivações e metas profissionais. Essa revisão permite ainda que o profissional se conheça melhor, e com isso, foque assertivamente em alcançar aquilo que deseja para sua carreira.

 

Faça a sua autoavaliação e boa sorte!

Ver todas as notícias
Voltar para o topo