Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Saiba como trabalhar em casa e se manter produtivo

A liberdade e conforto de sua casa são insubstituíveis, porém, podem atrapalhar seu rendimento. Confira cinco dicas para ser produtivo quando trabalhar em casa.

 

Nada pode substituir a liberdade e conforto que sua casa oferece. Entretanto, esses mesmos benefícios podem atrapalhar seu rendimento e prejudicar a produtividade de seu dia de trabalho que, afinal, deve ser a mesma de quando você está presencialmente na empresa. Para vencer esse desafio e aproveitar as vantagens de trabalhar em casa, confira as dicas abaixo:
 
1. Produtividade tem significados diferentes para cada pessoa
 
Cada indivíduo sabe quais tarefas e objetivos deseja cumprir no fim de um dia de trabalho, e apenas por esse simples motivo já é possível dizer que a produtividade tem um significado diferente para cada um. Entender isso é essencial para que você possa definir quais são suas metas e como deseja alcançá-las.
 
2. Acrescente diversidade em sua rotina
 
Por mais que você tente lutar contra isso, sempre haverá tarefas burocráticas e automáticas que precisam ser feitas diariamente, como responder e-mails e fazer ligações. Isso não quer dizer, no entanto, que seu trabalho deve ser dominado pelo enfadonho. O fato de estar em casa oferece a liberdade necessária para que você acrescente mais diversidade em sua rotina. Procure distribuir essas tarefas diárias entre coisas diferentes que você goste de fazer.
 
3. Identifique seus hábitos de trabalho e os aprimore
 
Identificar seus hábitos de trabalho é essencial para que você consiga sempre melhorá-los ou descartar aqueles que não são benéficos. Como um músculo, a disciplina e motivação precisam ser constantemente exercitadas e incluídas em seu comportamento para que nada saia da linha ou dos prazos de entrega estipulados com antecedência.
 
4. Atenção para o conforto
 
Por mais que você esteja no conforto de sua casa, é necessário lembrar que, nas horas em que estiver trabalhando, você não deve se sentir como se estivesse de férias ou no fim de semana. Procure manter a mesma postura que teria se estivesse na empresa e cuide para que o conforto não se transforme em uma armadilha de ineficiência e até mesmo preguiça.
 
5. Esteja disposto a mudar
 
Algumas situações podem exigir flexibilidade de seu trabalho, especialmente se você estiver trabalhando em casa e cuidando de crianças ao mesmo tempo. Em momentos como esse é necessário estabelecer prioridades e exercitar a organização que antecede imprevistos para resolvê-los de maneira bem-sucedida.
 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo