Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Veja 10 dicas para não fazer feio no amigo secreto da empresa

Brincadeira pode ajudar a melhorar o relacionamento entre os funcionários. Especialista dá dicas para quem tirou o chefe no sorteio.

 

Tirou o chefe no amigo secreto da empresa? Tem medo de comprar um presente e parecer 'puxa-saco'? Sorteou uma pessoa que você não conhece ou de quem não gosta? Essas situações são comuns no final do ano quando as empresas promovem a brincadeira para incentivar a confraternização entre os funcionários. O G1 conversou com especialistas em imagem e etiqueta corporativa e listou 10 dicas para evitar  gafes e situações constrangedoras na hora da troca de presentes.
 
“É o momento de brindar os bons e maus momentos que aconteceram durante o ano. As pessoas devem manter o alto astral e aproveitar a brincadeira, lembrando que é um evento corporativo”, destaca Romaly de Carvalho, consultora de carreira, especialista em etiqueta profissional e professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
 
Veja como se sair bem nas festas de fim de ano da empresa
A consultora de imagem e etiqueta Licia Egger lembra que o amigo secreto é um bom momento para estreitar o relacionamento com pessoas com quem temos pouco contato. “Não é só uma festinha, é possível conhecer e conversar com profissionais que podem te ajudar em diversas situações dentro da empresa ou até te indicar para novas oportunidades.”
 
O valor do presente é um dos fatores que pode determinar a participação dos funcionários. Presentes caros podem afastar os colaboradores e itens muito baratos podem trazer surpresas na hora da troca.
 
“O valor deve ser estipulado pelo grupo, para que todos possam participar sem pesar no orçamento de ninguém", diz Luciana Ulrich, consultora de imagem pessoal e corporativa e professora de consultoria de imagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
 
Licia lembra que, nessa época do ano, as pessoas estão gastando com outros presentes e se preparando para as contas do início do ano e, por isso o valor pode ser simbólico. “Enquanto as pessoas não entenderem isso, o amigo secreto vira apenas uma questão monetária.”
 
DEZ DICAS PARA NÃO COMETER GAFES NO AMIGO SECRETO DA EMPRESA
 
1) Não gosto da brincadeira de amigo secreto. O que eu faço?
Segundo as especialistas, os profissionais que não gostam do amigo secreto devem se esforçar para participar. A brincadeira pode ser uma forma de melhorar o relacionamento entre os colaboradores da empresa e a confraternização é bem vista pela chefia.
 
“Pega mal não participar. É um momento em que podemos nos aproximar de pessoas que conhecemos pouco, além de fazer networking. São essas relações que podem nos ajudar a resolver problemas que podem surgir ao longo do ano”, afirma Romaly de Carvalho, consultora de carreira, especialista em etiqueta profissional e professora de etiqueta empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
 
Caso o funcionário realmente não possa participar, ele deve declinar e explicar suas razões de forma sucinta. “A pessoa só precisa dizer que não vai participar neste ano por um motivo pessoal ou porque tem outro compromisso no mesmo dia. Não precisa falar mal da brincadeira”, diz a consultora de imagem e etiqueta Licia Egger.
 
2) Tirei uma pessoa que mal conheço. O que eu dou de presente?
Se não houver uma lista de presentes e se as dicas são insuficientes para escolher, será preciso perguntar para outras pessoas para descobrir os gostos do amigo secreto.
“Investigue com amigos dela. É uma boa oportunidade para estreitar a nova amizade”, ressalta a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques.
 
Licia também indica buscar informações com quem conhece melhor a pessoa sorteada. Presentes simples como porta-retratos, livros e vinhos são boas opções para não cometer erros.
 
3) Não gosto da pessoa sorteada. Posso trocar?
Luciana Ulrich, consultora de imagem pessoal e corporativa e professora de consultoria de imagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ressalta que todos devem entrar no clima da confraternização. “Não deixe sua insatisfação transparecer e continue na brincadeira, mantendo um bom relacionamento com todos. Exercite sua capacidade de relacionamento pessoal, que sempre será positiva na sua carreira.”
 
Mas, se o sorteado for um desafeto, a melhor opção é falar com quem está organizando o amigo secreto e tentar trocar para evitar problemas. “A situação pode criar um constrangimento e inviabilizar a confraternização. Quando não gosta, não tem jeito”, reitera Romaly.
 
4) Tirei o chefe. Que presente eu dou para não parecer 'puxa-saco'?
A primeira regra é não dar um presente que custe mais do que o valor estipulado no início da brincadeira. “O valor não deve ser ultrapassado só por se tratar do chefe”, lembra Ligia. Ela ainda indica que presentes muito pessoais como roupa e perfumes sejam evitados.
“Investigue seus hobbies, gosto e estilo, e dê algo pessoal.”
 
“O cuidado com o presente deve ser o mesmo dispensado para qualquer outro colega de trabalho”, diz Licia.
 
5) Posso dar um presente que custe mais do que o combinado?
O valor do presente é determinado para facilitar a escolha e evitar diferenças nos presentes. “É melhor seguir o que já foi estipulado para ninguém se sentir constrangido”, afirma Luciana.
 
Se não for possível comprar um presente exatamente no valor estipulado, é melhor optar por algo mais caro do que abaixo do combinado. “Nesse caso, o presente pode passar no máximo R$ 10. Nada de bazar ou ponta de estoque. Temos que gastar um pouquinho”, ressalta Romaly.
 
6) O que falar na hora de descrever o amigo secreto?
De acordo com as especialistas, os profissionais só devem falar características positivas e evitar detalhes físicos. “A descrição deve enaltecer o respeito e a amizade, o resto não deve ser mencionado”, relata Licia.
 
Luciana lembra que brincadeiras e trocadilhos também devem ser esquecidos, já que podem criar situações constrangedoras. “Encontre palavras positivas e seja simpático com seu amigo secreto, não fale nada que possa deixar a pessoa sem graça ou magoado”.
 
7) E se eu não gostar do presente, o que faço?
“Faça cara de paisagem e finja que gostou. Não comente com colegas, apenas com sua família ou amigos fora do ambiente de trabalho, pois roupa suja se lava em casa”, afirma Romaly.
 
“Agradeça e dependendo do que for tente trocar”, diz Ligia. Para reduzir as chances de o amigo secreto não gostar do presente, as consultoras indicam comprar itens que possam ser trocados.
 
8) O vale-presente é uma boa opção?
“O vale-presente não é o ideal, pois mostra que a pessoa não se preocupou em escolher um presente com mais carinho. É melhor evitar”, indica Ligia.
 
Essa opção pode ser utilizada quando não há uma lista de presentes ou quando o profissional não sabe o que dar. “Nesses caso, o vale-presente pode ser uma solução”, aponta Luciana.
 
9) Quais são as melhores e as piores opções de presente?
Livros, DVD, agenda, porta-retratos e objetos que possam ser utilizados no escritório são os produtos mais indicados pelas consultoras.
 
Presentes pessoais como roupas, perfumes e lingeries não devem entrar na lista de compras.
“Quem não se preocupa e dá presentes estranhos pode virar motivo de fofoca e de comentários no ambiente de trabalho” afirma Licia.
 
Ela também lembra que apesar de o livro ser uma boa opção, é preciso tomar cuidado na hora da escolha. “O ‘50 tons de cinza’ não é adequado, por ter cunho erótico. Mesmo sendo uma brincadeira, é preciso manter o profissionalismo.”
 
10) Não encontrei nenhum presente adequado. Devo perguntar por outra opção ou compro o que achar mais conveniente?
“Pergunte discretamente por outra opção”, indica Luciana. Observar a mesa de trabalho do amigo secreto e conversar com outros colegas também podem ajudar a ter novas ideias.
 
Romaly lembra que as pessoas que participam do amigo secreto esperam ganhar presentes que realmente vão gostar. “O ideal é tentar atender o desejo do sorteado. Quando não sabemos o que dar temos que pesquisar mais. Temos que dar o que a pessoa quer e não o que achamos legal.”
Ver todas as notícias
Voltar para o topo