Capa da notícia
Senac Cora Coralina | Publicada em: 18/06/2012

De olho no Senac Cora Coralina: conheça o curso Fotografia Digital

Julian Stella, instrutor do curso, fala da importância das aulas ministradas e conta suas primeiras experiências com a fotografia

 

Ajustar o foco e... Hum... Checar o fotômetro... Não ficaria melhor se diminuíssemos a profundidade de campo e aumentássemos a abertura da lente?... E... CLICK!
 
Dia 08 de janeiro, o Senac Cora Coralina começou sua turma de Fotografia Digital. A tal fotografia, que em seu princípio foi questionada se deveria, realmente, ser tida como arte, hoje é item essencial para a maioria de nós. Câmeras cada vez mais acessíveis, aplicativos e redes sociais abarrotadas de imagens, apenas confirmam nossa obsessão com ela. Um exemplo? Por dia são postadas no Instagram mais de 5 milhões de fotos!
 
Pensando nesse uso intensivo da imagem em nossa sociedade, o Senac criou o curso de Fotografia Digital, que tem por objetivo ensinar as pessoas a utilizarem recursos de seu equipamento digital, partindo da prática a, até mesmo, manipulação básica de imagens.
 
Quer saber mais sobre o curso? Nós entrevistamos seu instrutor, Julian Stella, que é bacharel em comunicação visual pela Universidade Federal de Goiás e pós-graduado em docência no ensino superior. Hoje, ele se dedica exclusivamente a ensinar fotografia e nos conta: “Atuo na área de fotografia há 15 anos”.  Confira a nossa conversa logo abaixo: 
 
01 – Qual foi o seu primeiro contato com a fotografia?
Meu primeiro contato com a fotografia foi ainda criança, quando meu pai usava sua Yashica ME-1. Achava fantástico! Mas o que fez com que despertasse o interesse pela fotografia foi à faculdade de Design. Nos dois últimos anos de curso, nós tínhamos uma disciplina de Fotografia. A partir daí, nunca mais me afastei de uma máquina fotográfica.
 
02 - Como você começou a pensar a fotografia de forma profissional?
Comecei a pensar na fotografia como profissão quando vi uma reportagem sobre um policial militar que largou a corporação para se dedicar a fotografia.  Naquele momento, eu decidi me dedicar profissionalmente a essa arte.  Procurei por um curso de fotografia e comecei a praticar, estudar e me aprimorar.
 
03 – Explique a proposta do curso de Fotografia Digital. O que o aluno do Senac Cora Coralina vai aprender?
O curso de fotografia digital do Senac é uma excelente oportunidade para quem quer dar os primeiros passos na fotografia.  Tanto profissionalmente como para os que querem desenvolver como hobby. É um curso rápido, mas que abrange teoria, técnica, fundamentos, diferenças entre a técnica digital e analógica.  O aluno tem a oportunidade de se familiarizar com o mundo da fotografia digital conhecendo equipamentos, funcionamentos e modelos dos mesmos. Além de softwares para edição, tratamento e organização do fluxo de trabalho da fotografia digital.
 
04 – Em uma era em que as imagens são, ao mesmo tempo, supervalorizadas e banalizadas, qual é a importância desse curso?
Nesse curso o aluno vai perceber o valor de uma fotografia. Vai aprender a apreciar e, acima de tudo, entender a fotografia.  Ele vai deixar de ser alguém que apenas aperta um botão, para se tornar alguém com olhar crítico na hora de utilizar sua máquina fotográfica. Vai dar os primeiros passos para se tornar uma pessoa com olhar apurado e sensível. Vai passar a enxergar o mundo de uma forma mais bela e diferenciada.  Vai encontrar poesia onde a maioria vê concreto. Com certeza é um curso que faz com que o aluno mude a forma de ver o mundo a sua volta. 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo