Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Veja alguns perigos do sucesso para sua carreira

Se mal administrado, o sucesso profissional pode levar ao verdadeiro fracasso e frustração. Confira dicas para evitar esse problema

 

Não importa o tamanho da empresa em que você trabalha ou o cargo que ocupa, você pode até mesmo ser autônomo, todas as carreiras enfrentam sérios desafios que pode ser muito perigosos para a estabilidade profissional. Um dos mais surpreendentes, já que poucas pessoas costumam considerá-lo perigoso, é o sucesso.
 
A seguir, veja alguns riscos que o sucesso pode trazer e dicas que podem ajudar você a administrá-lo de forma equilibrada:
 
1. Traz distrações
 
O sucesso cria oportunidades e isso significa mais opções e possíveis distrações que não irão contribuir para a manutenção de sua posição bem-sucedida, mas sim para a desatenção. Por exemplo: com o sucesso, mais clientes aparecem. Isso significa mais demandas, infraestrutura e, consequentemente, mais contratações a fazer. Se por um lado esses fatores são positivos, por outro podem causar a perda de foco. Esta é a chave para o sucesso contínuo, que evita uma visão irreal da sua situação e faz com que as novas oportunidades e desafios sejam alavancas para mais crescimentos.
 
2. Excesso de confiança
 
O excesso de confiança faz com que você acredite que está pronto para qualquer situação, quando na verdade ninguém está. Não pense que esse tipo de ilusão se refere apenas as capacidades pessoais, ela também se relaciona ao serviço como um todo. O fato da empresa ou projeto ter dado certo em determinado aspecto ou momento não significa que o trabalho está feito e seu esforço acaba por aí. Pelo contrário, é necessário manter os olhos em tudo aquilo que você fez em busca de melhorias, pois manter a cabeça arrogantemente levantada faz com que você ignore possíveis falhas que podem levá-lo ao fracasso.
 
3. Segurança falsa ou superficial
 
O sucesso, especialmente o meteórico, que ocorre rápida e inesperadamente, pode levar a uma segurança falsa ou superficial demais para que realmente seja sustentável. Sem o cuidado necessário, as pessoas podem tentar repetir a fórmula bem-sucedida e acabar com resultados horríveis e imprevistos.
 
4. Pode levar à paralisia
 
Receber atenção que não esperava ganhar pode paralisar o desempenho de muitas pessoas e levá-las a insegurança e cobranças impossíveis de perfeição.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo