Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

15 hábitos que você deve desenvolver na volta às aulas

Se você deseja mudar sua relação com os estudos em 2013, veja 15 hábitos para desenvolver na volta às aulas

Se uma de suas resoluções para 2013 é se dedicar mais aos estudos, a sugestão de hábitos a seguir é feita para você. Se, por outro lado, você está tentando evitar ao máximo até mesmo pensar em algo relacionado aos estudos, as dicas podem servir como inspiração para encontrar mais motivação em 2013.

 
Seja lá qual for a situação em que você se encontra, confira 15 hábitos para desenvolver na volta às aulas:
 
1. Separe um espaço para cada matéria
Antes das aulas começarem, busque organizar seus materiais de maneira que cada matéria possua seu próprio espaço, como uma pasta ou ficheiro. No fim das aulas, você irá reunir todo o material relativo a essa classe nessa pasta e não terá mais dificuldades para encontrar suas coisas quando precisar.
 
 
2. Planeje seu dia na noite anterior
Depois das aulas, dos estudos e lições de casa do dia, você pode fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte, de maneira que suas responsabilidades não fiquem mal organizadas ou saiam do prazo de entrega. Além disso, você irá evitar estresse, pois saberá exatamente o que deve fazer quando acordar.
 
3. Use calendários
Não importa o formato: pode ser em seu celular, tablet, agenda ou um calendário de parede. O importante é que você esteja no controle das datas importantes, como dias de prova, de folga e entrega de trabalhos.
 
4. Seja pontual
Perder as aulas ou chegar atrasado uma vez ou outra não é problema grave, mas fazer disso algo habitual prejudica seu desenvolvimento como um todo. Além de perder a credibilidade com seus professores, você estará danificando seu aprendizado.
 
5. Faça anotações organizadas
Seja criterioso e organizado em suas anotações. Ao invés de escrever tudo que o professor fala, tenha atenção especial para argumentações, exemplos, respostas e problemas críticos que os professores possam destacar.
 
6. Pare de dar desculpas
Seus professores já escutaram todas as desculpas possíveis, inúmeras vezes.
 
7. Alimentação
Uma das áreas que você pode economizar dinheiro é com sua alimentação. Ao invés de sempre comprar alguma coisa na hora do intervalo, leve algum lanche de casa.
 
8. Evite cartões de crédito
Os cartões de crédito ou débito podem ser muito práticos, mas ao mesmo tempo muito perigosos. Deixe essas opções apenas para quando for realmente necessário e procure pagar todas as suas despesas em dinheiro.
 
9. Pense sempre em longo prazo
O começo do ano permite que você planeje com maior tempo útil quais serão seus objetivos financeiros para 2013. Independentemente deles, busque guardar pelo menos 10% daquilo que ganha.
 
10. Planeje suas tarefas
Não deixe tudo para a última hora. Procure planejar todas as suas tarefas de maneira que elas consigam ser realizadas dentro do prazo e com a melhor qualidade possível.
 
11. Beba muita água
Se você costuma sentir muitas dores de cabeça ou cansaço depois de fazer lições de casa, procure manter o hábito de tomar água entre as atividades. É essencial para o bom funcionamento do metabolismo e hidratação.
 
12. Leia ativamente
Não leia os textos de maneira passiva. Procure fazer anotações, materiais de apoio e grifar as partes mais importantes do texto. Leia ativamente.
 
13. Vá caminhar
Caminhar ao ar livre, além de melhorar a concentração, também pode ajudar você a manter a calma e equilíbrio emocional.
 
14. Procure um bom local para estudar
Quando for se dedicar completamente aos estudos, procure por um local isolado, silencioso e propenso para que você tenha total foco e concentração.
 
15. Descanse
Estudar é preciso, mas sem descanso não é possível. Além de dormir, procure outras atividades como passear com amigos, ir ao cinema, e outras atividades que você possa aproveitar.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo