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Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Eficiência: veja maneiras de ser mais efetivo no trabalho

Quer ser um funcionário mais eficiente? Confira 5 práticas simples que podem ajudar você a se tornar uma pessoa mais produtiva dentro do ambiente de trabalho

 

A produtividade é uma das características mais desejadas nos funcionários do mercado de trabalho atual. De fato, ser capaz de produzir com agilidade é uma habilidade útil. Em alguns momentos, contudo, um colaborador pode acabar se perdendo na quantidade de tarefas que tem por realizar. Se você vive “cheio de coisas para fazer” e nunca tem tempo para produzir mais, confira 5 dicas que poderão ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais efetiva no trabalho.
 
1. Tenha uma rotina sólida
Uma rotina sólida permite que você economize tempo. Uma boa maneira de construí-la é dividir seu dia em três passos. Aproveite os 5 primeiros minutos do expediente para planejar o dia. Depois disso, defina prazos para concluir suas tarefas. Uma boa ideia é gerenciar o seu dia hora a hora. Por fim, tire 5 minutos ao fim do expediente para recapitular tudo que foi feito. Identifique as pendências e lembre-se de começar por elas no dia seguinte.
 
 
2. Seja automático
O segredo para fazer mais coisas é ser automático. É claro que nem todos os empregos permitem isso, mas, na medida do possível, elimine as decisões do seu dia de trabalho. Planejando as tarefas no início do expediente, por exemplo, você não precisa decidir ao longo do dia o que vem depois de cada uma delas. Se você construir hábitos de trabalho e segui-los diariamente ficará mais fácil concluir suas tarefas com mais agilidade.
 
 
3. Use check-lists
Você já deve ter ouvido diversas vezes que criar listas de tarefas ajuda no trabalho. Acredite nisso. As check-lists permitem que você priorize o trabalho a ser feito e não se perca ao longo do dia, deixando uma coisa ou outra para trás. Aproveite o planejamento feito no início do dia e anote em um papel, agenda ou mesmo no computador tudo que deve ser concluído ao longo do dia. Lembre-se de que você sempre pode reorganizar essa lista caso haja algum imprevisto. A cada tarefa concluída faça uma marcação na sua lista, dessa maneira você não se perde.
 
 
4. Não procrastine
Certamente tem uma tarefa no trabalho que você odeia realizar. Já pesou em começar por ela? Quanto mais rápido você resolver as tarefas que não gosta, mais tempo terá para dedicar apenas ao que agrada você. Pode parecer difícil se manter motivado com tarefas entediantes, mas procure dedicar-se a elas primeiro. Quando estiver trabalhando nesse tipo de coisa, elimine todas as distrações. Mantenha o foco apenas naquela tarefa, pensando em concluí-la sem interrupções e dentro do menor tempo que você puder.
 
 
5. Assuma o controle
Se você não tem o controle das suas tarefas acaba se sentindo estressado e, por consequência, não consegue se concentrar e produzir. Se você pretende ser mais efetivo no trabalho, assuma o controle da situação. Lide com aquilo que você tem de concluir e evite o excesso de tarefas. Saiba quando dizer não e quando priorizar uma ou outra tarefa. Entenda exatamente o que os seus superiores esperam de você, para que não haja falhas na comunicação. Só assim você poderá oferecer o máximo que puder.
 
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