Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

O sono e o mundo corporativo:não deixe o trabalho atrapalhar sua noite

A Associação Mundial de Medicina do Sono alerta que 45% da população mundial sofre com problemas deste tipo

 

As exigências do mundo corporativo moderno vêm tirando o sono de muitos profissionais. Intensas cobranças, a sobrecarga de trabalho, o gradativo acúmulo de funções (uma característica da era pós-industrial) e o acirramento da competitividade em todos os setores produtivos fazem com que a jornada de um profissional seja ampliada para mais de 12 horas/dia, gerando muita fadiga, stress, ansiedade e, em muitos casos, depressão.  
 
Mas, e o sono? Será que sobra tempo para um repouso de qualidade, já que, na maioria das vezes, as horas que deveriam ser de descanso são preenchidas com ocupações e preocupações relacionadas ao trabalho? Além disso, a redução do tempo ou a privação de sono produzem efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos e, com isso, perda sensível da produtividade no trabalho.
 
A Associação Mundial de Medicina do Sono alerta que 45% da população mundial sofre com problemas deste tipo e 25% das crianças dormem pouco. Dentre os malefícios causados pela insônia ou por sono insuficiente estão o mau humor, aumento de irritabilidade e da liberação dos hormônios cortisol e ACTH, gerando ainda mais stress, diminuição da memória “Dormir pouco também aumenta o risco de doenças porque o sistema imunológico precisa de descanso para responder às ameaças com eficiência. Doenças como obesidade, colesterol alto e hipertensão podem ser desencadeadas pela falta de sono a longo prazo”, explica a consultora do sono, Renata Federighi.
 
Segundo estudo do Instituto Francês para a Nutrição (IFN), dormir menos do que o ideal influi no aumento de peso e no surgimento de doenças cardiovasculares e metabólicas. Dormir menos que oito horas diminui a retenção de hormônio leptina (limitador do apetite), dando reação contrária, pois aumenta a fome ao liberar mais grelina, segundo a doutora em neurociências do IFN, Karine Spiegel.
 
Confira abaixo algumas dicas da consultora para que as noites de sono restaurador sejam garantidas.
 
Programe seu dia
Trate o trabalho e o lazer com a mesma importância. Portanto, programe bem o seu dia para que todas as atividades sejam realizadas dentro de um período justo, reservando tempo para o lazer e para o descanso. 
 
Não leve problemas do dia-a-dia para casa 
Pode parecer clichê, mas, levar problemas do trabalho para casa só aumenta a preocupação, a ansiedade e a fantasia por resultados que, talvez, nem ocorram. Procure deixar as dificuldades longe do lar e da família. Isso ajuda a relaxar e a ter noites de sono mais reparadoras.
 
Diminua a carga de trabalho
O excesso de atividades causa fadiga no corpo e na mente. Priorize as atividades que realmente são mais importantes. Com isso, se trabalha menos, mas produzindo mais.
 
Dormir é fundamental
Um sono reparador mantém a saúde em dia, melhora a disposição e o desempenho das atividades intrínsecas para qualquer executivo. Descanse, pelo menos, 7 a 8 horas. Isso contribui para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória. 
 
Dormindo fora de casa
Em viagens a trabalho, sempre procure se hospedar em hotéis com quartos confortáveis. Uma boa dica é levar junto à bagagem o travesseiro pessoal, que já está adaptado ao seu biótipo e postura aos dormir.
 
Atenção à postura 
Pessoas que dormem com a postura ou com um travesseiro errados, acabam comprometendo a qualidade do sono e, consequentemente, poderão apresentar sinais de cansaço, agitação e alteração no humor no dia seguinte. A postura mais indicada pelos especialistas é a de lado. Utilize um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço.
 
Ambientes com pouca luz e barulho
Para uma noite de sono plena é necessário que o ambiente esteja escuro. A luz prejudica os ciclos biológicos e prejudica na produção hormonal, pois, quando se dorme na claridade as produções de cortisol e melatonina são interrompidas, dando uma sensação de cansaço pela manhã.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo