Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Como estudantes podem tirar benefícios das redes sociais

Para os estudantes, as redes sociais são muito mais do que ferramentas de distração. Se usadas da maneira correta, as mídias sociais podem beneficiar os jovens de diversas formas. Veja algumas delas

 

Embora sejam consideradas as grandes vilãs na luta contra a distração, as redes sociais representam uma série de oportunidades de aprendizado para os estudantes. Basta que elas sejam utilizadas da maneira correta. Este é o momento no qual os estudantes estão experimentando mais do que apenas livros e tarefas, eles estão aprendendo e se adaptando a um mundo que conta com diversas outras maneiras de se informar e se comunicar. Portanto, em um mundo onde as conexões são tão importantes, é fundamental que os estudantes entendam as melhores maneiras de tirar proveito das redes sociais. Confira alguns deles:
 
1. Conexões
 
A estrutura das redes sociais foi desenhada com o propósito de conectar comunidades. Uma das coisas mais interessantes sobre elas é que seus usuários podem interagir uns com os outros simplesmente pela presença digital. Atualmente os estudantes estão acessando o Facebook, o Twitter e até mesmo o Instagram com o objetivo de conectarem-se e dividirem informações com aqueles que estão ao seu redor.
 
 
2. Engajamento online
 
Não importa se eles estão compartilhando fotos pessoais, links de notícias e sites engraçados ou mesmo comentando as publicações de outras pessoas, nas redes sociais os estudantes se engajam além dos propósitos sociais de interação. E isso não vale apenas para amigos e familiares. É cada vez mais comum ver estudantes mantendo diálogos e discussões com seus professores nas redes sociais. Esse tipo de relação ajuda-os a construir o seu senso de presença digital. Eles aprendem como interagir, com quem interagir e quais as ferramentas básicas necessárias para isso.
 
 
3. Conhecimento
 
Usuários de mídias sociais compartilham informações entre si o tempo inteiro. Embora pareça que os animais em situações inusitadas e as pessoas feridas tomem conta das redes sociais, a verdade é que a difusão do conhecimento foi amplamente beneficiada pelas redes sociais. Para que os estudantes utilizem isso a seu favor é necessário filtrar informações, analisando e retendo apenas aquilo que pode contribuir para a formação pessoal e acadêmica.
 
 
4. Marketing de mídias sociais
 
A expansão das redes sociais criou uma nova maneira de se apresentar para o mundo, seja pessoalmente ou no mercado de trabalho. Por isso, como um usuário de mídias sociais, os estudantes podem aprender a se posicionar de maneira que seus perfis sejam “vendáveis” no mundo profissional, trabalhando com estratégias. Isso é essencial para que os jovens sejam capazes de estabelecer seu lugar no mercado de trabalho.
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo