Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Veja como a alimentação pode interferir em seu desempenho profissional

Confira dicas da nutricionista Leila Nasser, da Lanasser Consultoria e Treinamento

Você possivelmente já ouviu falar na máxima “Você é o que você come” - que inclusive é o nome, em português, de um conhecido programa inglês de televisão sobre nutrição, que no Brasil já foi apresentado pelo canal GNT -, mas já parou para pensar como tirar proveito disso para melhorar seu rendimento profissional? “Muitas vezes a correria do dia a dia não permite que as pessoas se alimentem corretamente. Entretanto, a hora de fazer uma refeição tem que ser respeitada e priorizada”, adverte a nutricionista Leila Nasser, da Lanasser Consultoria e Treinamento.

 
Leila sugere que ao longo do dia a alimentação seja bem fracionada, com uma refeição ou lanche a cada três ou quatro horas, para evitar a queda de glicose no sangue e a falta de energia para o organismo. Caso não seja possível seguir à risca essa regra, não deixe de fazer pelo menos três grandes refeições ao dia. “Tomando um café da manhã nutritivo, você certamente armazenará energia para trabalhar melhor. E no almoço opte por uma alimentação leve e balanceada, que tenha os nutrientes necessários para ajudar no bom funcionamento do metabolismo, o que ajuda a melhorar não só a concentração como também a disposição na volta ao trabalho.”
 
 
Refeições ricas em gorduras e açúcares, por exemplo, devem ser evitadas. “Por serem de difícil digestão, elas podem causar desconfortos no abdômen e intestinos e também nos fazer sentir cansaço.” Em contrapartida, tenha sempre uma fruta à mão. “As frutas contêm os açúcares que nossos corpos precisam sem que tenhamos que recorrer aos açúcares refinados.” Além de comer frutas e iogurtes nos intervalos entre as grandes refeições, é bom também tomar líquidos menos calóricos, como sucos, chás e muita água, que além de hidratar, ajuda nas eliminações fisiológicas e na prevenção do envelhecimento da pele.
 
 
Se a intenção é melhorar a concentração no trabalho, alguns alimentos podem ajudá-lo nessa tarefa. Frutas, vegetais, sementes, nozes e grãos, por exemplo, contêm diversos compostos que melhoram as conexões entre as células nervosas. Já a gema do ovo é a principal fonte de colina, micronutriente que participa da formação de novos neurônios e também constitui matéria-prima da acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. O ácido fólico presente em alimentos verdes também ajuda a melhorar a memória, além de aliviar os sintomas de depressão. Além disso, peixes como salmão, sardinha e atum contêm ácidos graxos que funcionam como “lubrificantes” do cérebro, ajudando os neurotransmissores a gerarem mais disposição para o corpo e colaborando com o bom humor.
 
 
Para quem está buscando mais disposição e energia durante o dia, a dica é substituir o café da manhã pelo chá verde, que contém menos cafeína, mas acelera o metabolismo e estimula o cérebro a funcionar mais rápido. Pães e cereais integrais – como arroz, aveia e quinua em flocos –, amêndoas e frutas como banana e maçã também dão energia e ajudam a manter o pique.
 
 
E sabe aquele tradicional cafezinho para despertar no meio do trabalho ou em atividades que exigem concentração? Cuidado. Se consumido de forma exagerada, ele pode fazer com que você perca o foco. Durante o expediente, também evite a ingestão de qualquer bebida alcoólica ou refrigerante e não abuse dos doces. “Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, podendo causar irritabilidade, depressão e tensão.”
 
 
Confira abaixo 10 dicas da nutricionista Leila Nasser para melhorar seu rendimento profissional:
 
1 - Nunca saia de casa em jejum
 
2 - Faça 5 a 6 refeições por dia
 
3 - Não deixe de comer durante o dia para compensar à noite
 
4 - Consuma frutas, intercalando as cítricas (laranja, tangerina, acerola)
 
5 - Abuse da salada (folhas verdes, repolho, tomate, pepino)
 
6 -  Cuidado com o exagero do sal e do óleo
 
7 - Restrinja gorduras e açúcares
 
8 - Beba muita água durante todo o dia
 
9-   Pratique atividades físicas regularmente
 
10- Durma bem e sorria!
 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo