Capa da notícia
Idiomas | Publicada em: 18/06/2012

Apenas 9% dos executivos brasileiros são fluentes em espanhol

Entre os executivos de Banco, a fluência no idioma é de 8%

 

Um levantamento realizado pelo PageGroup revelou que apenas 9% dos executivos brasileiros têm fluência na língua espanhola. Ao todo foram entrevistados 6 mil profissionais, que ocupam os cargos de diretores, gerentes, coordenadores e analistas.
 
Por setor de atuação (Bancos, Engenharia e Manufatura, Finanças, Impostos e Jurídica, Marketing, Propriedade e Construção, Recursos Humanos, Saúde, Seguros, Suprimento e Logística e TI, Varejo e Vendas), os executivos que apresentaram os maiores índices de conhecimento nesse idioma foram Seguros e Suprimento e Logística (14%), Marketing (13%), Vendas (11,5%), Jurídico (10%) e Finanças e TI ( 9%).
 
Em contrapartida, os setores em que a fluência no idioma é muito baixa, são elas: Bancos e RH, com 8%, Engenharia e Manufatura e Saúde – 6,5%, Varejo – 2,5% e Impostos 1,5%.
 
Sobre os dados, o diretor de marketing do PageGroup, Sérgio Sabino, afirma que o Brasil tem um papel decisivo no destino da economia mundial, pois os olhos do mundo estão voltados para os países emergentes. Além de ser sede de eventos importantes como Copa do Mundo e Olimpíada, o Brasil recebe investimentos estrangeiros de multinacionais, o que aumenta a responsabilidade na fluência de idiomas como o inglês e o espanhol.
 
“Precisamos equacionar nossas deficiências no domínio de idiomas preponderantes como o inglês e o espanhol para não ficarmos para trás em relação à China e demais potências emergentes”, analisa.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo