Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

As regras de ouro para vender (qualquer) ideia no trabalho

Do insight até a apresentação da ideia, confira o que fazer e como proceder para aumentar a chances de ter sucesso na empreitada, na opinião de especialistas no assunto

 

 A inovação é uma das palavras de ordem no mercado profissional. Mas não vale ficar só na abstração, a capacidade de materializar boas ideias é uma habilidade das mais buscadas pelos recrutadores nos candidatos a oportunidades profissionais.
 
Mas o que muita gente pensa é que é só um toque de genialidade é capaz de produzir ideias que sejam bem aceitas pelos chefes e se transformem em realidade nas empresas. Errado, dizem os especialistas. “Não é a originalidade e o brilho da ideia que mais contam nesta hora, é a pertinência dela”, diz Marie-Josette Brauer, presidente-fundadora do Innovation Coaching Center. 
 
O que ocorre é que até a mais brilhante e genial das ideias precisa ser “lapidada” antes de chegar à mesa do chefe. A preparação até a apresentação desta ideia faz toda a diferença entre o sucesso ou fracasso dela. Pensando nisso, Exame.com organizou, com a ajuda de especialistas, um roteiro com o passo a passo desde o insight até a sua apresentação para aumentar a chances de ela ser bem recebida. Confira:
 
1º Passo: amadureça a ideia
 
“Grande segredo é a preparação”, diz Marie-Josette. Assim que surgir a ideia, anote-a no primeiro pedaço de papel que encontrar. Não tenha pressa, não queira que ela nasça pronta. Você teve um insight e é hora trabalhar nele. 
 
A primeira atitude é pensar se é algo pertinente. “Faça o papel de advogado do diabo, e comece a fazer uma leve pesquisa com colegas de trabalho mais próximos”, recomenda Marie-Josette. Converse de maneira informal com pessoas da sua confiança no trabalho.
 
“Solte pequenas frases a respeito do tema do qual surgiu a ideia, não fale especificamente sobre a ideia, e veja como ele reagem”, diz Marie-Josette. Com isso você verá se está no caminho certo, se o que você está pensando em propor é pertinente ou não.
 
2º Passo: raciocínio em termos de vantagens e benefícios e preparação das estratégias
 
Parta para a etapa de organização de argumentos e antecipe as objeções a sua ideia. “É preciso listar as forças e as fraquezas”, diz Marie Josette. Enumere as vantagens ( otimização de algum processo, ganho de tempo, por exemplo) e benefícios ( 50% de aumento da produtividade, por exemplo).
 
Para a professora de MBA e consultora de negócios Patrícia Rocha, se for possível monte uma apresentação com recursos visuais elaborados. “Podem ser slides com tópicos, gráficos simples e imagens para fortalecer o entendimento das coisas”, diz Patrícia.
 
A apresentação, lembra Patrícia, precisa ser abrangente e deve conter justificativa e objetivos da ideia - no começo -, passo a passo da realização, estudos e exemplos - no meio - e um resumo do projeto e os próximos passos - no fim.
 
Treine a venda da ideia, sugere Patrícia. “Simule a conversa, desta forma organizamos melhor os pensamentos e sequência de comunicação e lidamos melhor com as possíveis objeções”, explica.
Marie- Josette indica que sejam apresentadas no mínimo 3 maneiras de colocar a ideia em prática. De acordo com ela, outra estratégia é deixar um “espaço em branco”, ou seja, pontos de dúvida em que você possa pedir a ajuda do seu chefe para ele sentir- se parte da construção da ideia. “Assim você não chega como o dono do mundo”, explica.
 
Outra tática,é inserir um pequeno erro de propósito. “Para que ele possa apontar e corrigir porque na hora em que ele corrige significa que ele comprou a história”, diz Marie-Josette.
 
3º Passo: escolha o momento certo 
 
Mapear se o momento é oportuno é a regra de ouro para não colocar tudo a perder, segundo Patrícia. A melhor solução, diz Marie-Josette, é prevenir o chefe de que você gostaria de conversar com ele para apresentar uma ideia. 
 
4º Passo: sustente a ideia com recursos de influência
 
Assim que for recebido pelo chefe evite começar com frases de impacto como, por exemplo: “tive uma ideia genial” ou “tenho um projeto fantástico”. 
 
“Gestores odeiam teatro, o melhor jeito é dizer que tem ideia que você acredita ser interessante para empresa”, diz Marie-Josette. Descreva, explique as vantagens e dê um quadro geral dos pontos que ainda precisam ser melhorados. 
 
“É fundamental que, no momento de conversar, a ideia proposta seja sustentada por recursos de influência”, diz Patrícia. Ou seja: lance mão de argumentos – que mobilizam através de fatos- e use recursos persuasivos – aqueles que interferem na tomada de decisões por aspectos mais intangíveis. “A argumentação vai mostrar que a ideia faz sentido tecnicamente”, explica Patrícia.
 
Já a persuasão é mais sofisticada, diz a especialista. “Mostrar as preocupações em comum, os valores envolvidos, quais as pessoas que apoiam a ideia e quais os benefícios resultantes dela para as outras pessoas e para a empresa”, diz.
 
Tente ser o mais objetivo possível e dê espaço para ele pensar no assunto. “Nesse ponto você já fez tudo o que podia ser feito, agora é dar o tempo para ele refletir e propor uma próxima conversa para definir os rumos”, diz Marie-Josette. 
 
 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo