Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Recrutamento e seleção: Manual de etiqueta para quem procura emprego

Aprenda a melhor forma de enviar o currículo, escolher o que vestir e se comportar durante a entrevista com o recrutador

A entrevista de emprego é uma das ocasiões em que os profissionais menos se sentem à vontade. Cercada de rituais e de dúvidas, ela costuma gerar insegurança até mesmo em veteranos. A etiqueta corporativa pode ajudar  você a passar por este momento com um pouco mais de tranquilidade e, por que não, de forma mais elegante.  Vamos lá?

 
Um a um - Que tal começarmos pelo antes? O envio de seu currículo e ele propriamente dito ajudam a alavancar uma entrevista.  Mais de uma vez já vi profissionais com ótimo currículo se atrapalharem com sua distribuição, principalmente online. A informalidade deste meio pode levar nos fazer acreditar que enviá-lo a mais de um destinatário ao mesmo tempo é algo positivo. Não é. É panfletagem, é spam. Todo o cuidado que você dedicou a desenvolvê-lo irá por água abaixo se não selecionar os destinatários e falar com um a um individualmente, personalizando sua mensagem, indicando um motivo pelo qual ele é “alvo” do seu envio. Em resumo, não é porque você está ansioso que deve convocar  todos os seus contatos e amigo, ao mesmo tempo, para ajuda-lo na miss de encontrar uma nova oportunidade.
 
 
Com que roupa eu vou? - Uma vez convocado para a entrevista, chegou a hora de pensar no que vestir. Sua roupa deve projetar suas qualidades profissionais, sim, mas também precisa ser coerente com a vaga que está buscando. Como nem sempre você sabe que empresa está convidando para o encontro, pense no que é adequado para sua área de atuação, adicione ao raciocínio a ideia de que essa é uma ocasião especial - e por isso merece uma roupa mais bem cuidada – e aposte em cores neutras e formas simples. Lembre-se que cores escuras e tecidos mais firmes remetem à seriedade e autoconfiança, e podem ajudar a inibir um pouco as provocações de seu entrevistador.  As cores vivas (amarelo, laranja, vermelho, turquesa, pink, etc.) remetem à criatividade, mas também à festividade, e ainda tiram a atenção do seu discurso. Merecem ficar no guarda-roupa nesse dia, ok?
 
 
Como um britânico - Seja pontual. Na verdade, antecipe-se. Atrasar, nem pensar! Esta só é uma possibilidade se a entrevista está marcada para um horário muito próximo ao seu horário de saída de seu emprego atual. Mesmo assim, essa possiblidade deve ser antecipadamente comentada por você e colocada ao entrevistador no momento em que estiverem marcando o encontro. De qualquer maneira, se uma zebra acontecer e o atraso for inevitável, você precisa avisar o entrevistador o mais rápido possível – é por isso que você deve pedir um telefone de contato para o caso de um imprevisto.  E, por falar em contato, assim que possível, desligue o celular, ou deixe no silencioso.
 
 
Com todo o respeito - Ao se encontrar com o entrevistador, deixe-se ser guiado por ele. A precedência é dele, então é ele quem comanda tudo. Espere para ser cumprimentado, ao invés de estender a mão ou tomar qualquer outra iniciativa de cumprimento, deixe-o fazer isso, enquanto você observa com olhos atentos e responde com reciprocidade rapidamente. Deixe-o  indicar o local, a sala, a cadeira. Daí para frente, mantenha o olho no olho (sem encarar, ok?) enquanto conversam e tom de voz e ritmo moderados.  Ao final, deixe-o encerrar a entrevista e despedir-se definindo como quer  ser cumprimentado. Não se esqueça de agradecer a oportunidade -  o que, aliás, você pode fazer no início e no final do encontro.
 
 
Sem pressão - Caso seu entrevistador tenha lhe prometido um retorno – por telefone ou e-mail – espere pelo prazo dado e dê pelo menos dois dias de tolerância para um eventual atraso. Após isso, você pode tentar estabelecer contato e perguntar gentilmente e sem pressão se há algum tipo de desdobramento. Não?  Continue no aguardo e saiba que atrasos fazem parte do processo, assim como você não ser comunicado de que está fora dele – o que é comum.  De qualquer forma, querido leitor, siga adiante, sempre de forma gentil!
 
 
 
Ver todas as notícias
Voltar para o topo