Capa da notícia
Comportamento | Publicada em: 18/06/2012

Saiba como lidar com uma péssima ideia no trabalho

A maneira como você reage pode ter um impacto significativo sobre o desempenho futuro das pessoas e, principalmente, do projeto

 

Não há nada melhor do que ter grande ideia. Infelizmente, nem todos os profissionais têm essas habilidades desenvolvidas. Por isso, se você está gerenciando um projeto ou uma equipe precisa saber lidar com as péssimas ideias. A maneira como você reage pode ter um impacto significativo sobre o desempenho futuro das pessoas e, principalmente, do projeto.
 
Confira a seguir algumas dicas a seguir para aprender a lidar da melhor forma com as ideias ruins: 
1. Peça esclarecimentos: a melhor maneira de descartar uma ideia ruim é destacar as suas falhas. Se você não entendeu a proposta, peça para quem fez a sugestão explicar detalhadamente a ideia. Assim, você poderá esclarecer suas dúvidas, e terá a oportunidade de mostrar os principais pontos que estão errados.
 
2. Aceite como sua única opção: antes de fazer um julgamento sobre uma ideia, tente enxergar algumas soluções plausíveis para esse problema. Quando somos forçados a aceitar um determinado resultado, a reação natural do nosso cérebro é tentar encontrar formas de resolver essa situação. A inspiração pode vir de qualquer lugar. Trabalhar ideias ruins pode ser a chave para desenvolver uma boa ideia.
 
3. Coloque-se no lugar da pessoa: claro, algumas ideias você precisa vetar. Mas, antes de fornecer um feedback tente se colocar no lugar da pessoa que receberá essas considerações. Pense em maneiras mais suaves de passar as suas críticas. Assim, você será capaz de passar a mensagem com empatia.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo