Mercado de Trabalho | Publicada em: 18/06/2012

Aumenta o número de mulheres no comando de empresas no Brasil

Dados da consultoria Grant Thornton mostram que elas ocupam 27% dos cargos de liderança das empresas do país

A quantidade de mulheres que ocupam posições de chefia nas empresas brasileiras cresceu em relação ao ano passado. Dados da consultoria Grant Thornton mostram que, no momento, elas ocupam 27% dos cargos de liderança das organizações do país, número superior aos 24% registrados em 2011 e aos 21% da atual média global. 

 
Com esse resultado o Brasil sai da 21ª para a 18ª posição do ranking global de nações com mais mulheres no comando das empresas. Em 2009, o desempenho brasileiro foi ainda melhor, pois o país foi colocado na 10ª posição da lista, com 29% dos cargos de chefia . 
 
O primeiro lugar do ranking de 2012 foi conquistado pela Rússia, onde 46% dos cargos de liderança das empresas são das mulheres. Bósnia, Tailândia e Filipinas (todos com 39%), Geórgia (38%) e Itália (36%) também estão nos primeiros lugares da lista. Os países com as piores classificações são Japão (com apenas 5% das mulheres em cargos de chefia), Alemanha (13%), Índia (14%), Emirados Árabes e Dinamarca (ambos com 15%) e Estados Unidos (17%). 
 
Como elas atuam
 
A maior parte das mulheres em cargo de liderança no Brasil está na área de recursos humanos (16%). Essa mesma tendência é percebida na China, onde 41% das posições de chefia em RH são ocupadas por mulheres, e na França (37%). As brasileiras se destacam também no segmento financeiro como diretoras (15%) e CFOs (13%). 
 
Ainda sobre o Brasil, o estudo revela que apenas 3% dos cargos de Chief Executive Officer (CEO) são exercidos por mulheres, número inferior ao da média gglobal (9%). O cenário é bem diferente de países como Austrália (30%), Tailândia (29%) e Itália (20%), onde as companhias têm mais de um quarto das posições de CEO sendo ocupadas por elas. O percentual de mulheres brasileiras que ocupam posição de sócia é de 6%.
Ver todas as notícias
Voltar para o topo