Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Carreira: Quem fala bem em público tem mais chance de ser promovido

O candidato que se apresenta e expõe de forma clara e segura suas experiências e objetivos profissionais mostra que tem uma competência valiosa

Timidez, insegurança e medo de cometer gafes. Estes são os principais motivos que levam a maioria das pessoas ao desespero no momento de expor suas ideias para um grupo. A situação é tão preocupante que, entre 10 mil australianos, um terço prefere a morte a falar em público, segundo pesquisa realizada no ano passado.
 

Mas o que é considerado um bicho de sete cabeças para muitas pessoas é uma competência pra lá de importante na vida pessoal e no cenário corporativo. “Oitenta e cinco por cento das pessoas que procuram cursos de oratória querem aprimorar essa competência para o desenvolvimento profissional”, diz Reinaldo Polito, mestre em Ciências da Comunicação, palestrante e professor de expressão verbal.
 

Para começar e para liderar - Antes de tudo, uma comunicação eficaz pode ajudar a garantir sua vaga no processo de seleção. “O candidato que se apresenta e expõe de forma clara e segura suas experiências e objetivos profissionais mostra que tem uma competência valiosa”, afirma Taís Amaral, consultora da Cia de Talentos.  
 

Para quem pretende assumir cargos de liderança, então, a recomendação é ainda mais direta: não há como ser um líder se não souber falar em público. “Essa habilidade é necessária para motivar equipes, prospectar clientes e gerar lucros”, diz ela.
 

Marketing pessoal - Além disso, lembra Polito, quem expõe bem uma ideia está sempre fazendo propaganda pessoal. “O profissional que fala de forma clara sempre é convidado para representar a empresa e, com isso, recebe mais chances de mostrar serviço e ser promovido”, diz ele. Sem contar que o fato de você saber se comunicar pode ser um aliado e tanto na hora de lidar com problemas. Mesmo quando surgem alguns obstáculos, o bom comunicador não se inibe porque sabe que pode usar a comunicação a seu favor para buscar uma solução.
 

Aprimorando o que você faz melhor - O primeiro passo para quem quer melhorar a a capacidade de falar em público é descobrir qual é o ponto forte da sua comunicação. “Se você é um bom contador de histórias, aprimore essa competência, já se a sua qualidade é discursar, você deve aperfeiçoar este potencial”, afirma Polito.
 

A regra geral para mandar bem em um discurso em público é controlar o medo e preparar o conteúdo. Lembre-se: pesquisar sobre o assunto, organizar as ideias, praticar as falas e acreditar em si mesmo são técnicas infalíveis. “Quando o comunicador fica seguro, o medo diminui e faz com que a adrenalina se transforme em energia para a realização de um bom discurso”, diz Polito.
 

Além da gramática - Outro ponto interessante de ser lembrado é que a comunicação competente não significa falar corretamente, mas saber vender o seu peixe. Às vezes, o comunicador não tem uma qualificação técnica para o diálogo, mas consegue cativar as pessoas. Quer um exemplo? “O ex-presidente Lula. Apesar de cometer erros gramaticais durante os discursos, ele conseguia envolver a todos e fazer-se compreender”, diz o professor.  Isso não significa que você que pode sair por aí assaltando a gramática e achando que está tudo bem, ok? Dependendo do seu público e do objetivo do seu discurso, erros de português podem queimar seu filme de forma irreversível.
 

Auto-avaliação - Existe um jeito bem simples de saber se você fala bem. Preste atenção em uma roda de conversa no trabalho ou na faculdade. Durante o bate papo, repare quantas pessoas se afastaram ou se aproximaram. “Dessa forma, a pessoa consegue perceber se é bom de papo e se seus colegas gostam ou não de ouvi-lo”, afirma Polito.
 

Sentindo na pele - Quando tomou consciência de que esse era um ponto fraco para seu desenvolvimento profissional, o estudante de Administração Felipe Monteiro resolveu desenvolver sua comunicação e se inscreveu em curso de expressão oral. “Como na área administrativa há muitas apresentações, eu resolvi me matricular para desenvolver minha carreira”, conta.
 

Antes do curso, ele tinha pavor de expor suas ideias no trabalho e na faculdade. “Hoje sei como controlar a timidez, interagir com o público e como devo falar durante as apresentações”, conta o estudante.
 

Felipe recomenda a experiência a todos, especialmente para os que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. “Recentemente, fui aprovado em um processo seletivo. Passei por dinâmicas e três entrevistas com os gestores e com segurança consegui me expressar e ser contratado”, diz ele.

 
Onde aprender a falar – Se, como Felipe, você quer correr atrás dessa competência para não ficar de fora do mercado de trabalho, aprenda com o Senac Goiás, conheça nosso curso "COMO FALAR EM PÚBLICO" - clique aqui

Ver todas as notícias
Voltar para o topo