Capa da notícia
Carreira | Publicada em: 18/06/2012

Turismo: atue em diversas áreas, como hospedagem, agências e guias.

É preciso ser proativo e saber resolver problemas de forma agradável.

Quando o assunto é turismo, logo se pensa em viagens, lazer e muita diversão. Mas quem acha que o profissional da área tem uma vida fácil e está sempre viajando, se engana. De acordo com o turismólogo, professor e empresário Raphael Raine, a carreira é bem difícil e exige dedicação.

Dentre as muitas funções de um bacharel em turismo, as principais são a realização do planejamento turístico de lugares, empresas e países, preparação de pacotes turísticos, orientação aos turistas (guias) e planejamento de políticas de turismo.

O profissional de turismo pode atuar em meios de hospedagem (albergues, pousadas e hotéis), áreas de cruzeiros, agências de turismo, operadoras, área pública (planejamento e inventariação) e na área docente.

Outra opção para o turismólogo é abrir uma empresa ou agência que ofereça serviços para os turistas. “É uma área em que cabe bastante empreeendedorismo também. É um dos poucos setores que têm muito mercado para abrir seu próprio negócio”, conta.

Ser proativo, apreciar estudar e trabalhar, saber resolver problemas de maneira agradável e educada, além de gostar de pessoas e de falar em público são algumas características necessárias para seguir a profissão. Raphael ainda ressalta que é necessário saber falar fluentemente inglês, mas estudar outros idiomas também é importante.

O mercado de turismo no Brasil é amplo e oferece muitas oportunidades, afinal, o país conta com um território imenso e muitas belezas naturais. Raphael Raine ressalta que os eventos que vão acontecer nos próximos anos - tanto a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - vão abrir muitas oportunidades para o profissional de turismo. “Mas o legado dessas competições também é muito importante. Se hoje a gente já recebe tantos turistas, com tantas obras e melhorias, a tendência é crescer cada vez mais”, explica.

Segundo o turismólogo, o profissional que quer seguir a carreira precisa saber que vai trabalhar na hora em que os outros estão se divertindo, ou seja, os fins de semana e feriados vão ser os dias mais puxados. “A rotina é de muito trabalho, mas é divertida e bastante compensatória”, afirma Raphael.

 

Conheça alguns cursos de turismo oferecidos pelo Senac:

- GESTÃO DE TURISMO - clique aqui
- PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS
TURÍSTICOS E EVENTOS - clique aqui
- TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO - clique aqui
- GESTÃO DE HOTEIS E POUSADAS - clique aqui

Ver todas as notícias
Voltar para o topo