Capa da notícia
Moda | Publicada em: 18/06/2012

Personal Stylist - Confira 10 looks infalíveis para o trabalho

A jornalista e apresentadora do Jornal da Band dá dicas para mulheres que querem estar sempre alinhadas no ambiente corporativo

Quem vê a jornalista Ticiana Villas Boas toda noite no Jornal da Band não acredita que, há apenas três meses, seu guarda-roupa era bem diferente daquele da TV. O armário da soteropolitana de 31 anos tinha peças muito mais despojadas do que aquelas sugeridas pela figurinista. Para conseguir o equilíbrio perfeito, Ticiana resolveu contratar o serviço das personal stylists Chris Francini e Paula Martins, que a acompanham nas compras e deixaram os looks confortáveis compostos por jeans e tênis no passado.

O resultado disso é que Ticiana está sempre alinhada, pronta para qualquer ocasião. "Em São Paulo, na correria, não dá tempo para trocar de roupa entre um compromisso e outro. Me preocupo em usar algo clássico e bonito, com que posso ir a um almoço de negócios, trabalhar e sair para jantar." Em pouco tempo, ela se tornou referência e é abordada na rua por desconhecidas que pedem dicas. "As executivas se inspiram nas jornalistas, que usam roupas mais clássicas e elegantes. As pessoas me param e perguntam da onde é minha roupa. A mulher, cada vez mais, tem tomado posições importantes e não pode ir trabalhar de decote e saia curta", diz.

CURSO DE PERSONAL STYLIST - Consultor de Imagem Pessoal - clique aqui

A jornalista tenta incluir o que há de mais novo em seus looks, apesar de serem mais formais, e não usa, por exemplo, terninho completo, combinando, pois acha feio e antiquado. "Procuro um blazer mais descolado, uma camisa diferente. Gosto muito de camisa, que estão cada vez mais bonitas. Com uma camisa de seda, não precisa de mais nada." Além de escolher o que usa no dia a dia, Ticiana opina também na seleções feitas pela figurinista para o jornal. Toda semana são feitas duas provas de roupa, cada uma com 20 looks. Desses 40, seis são escolhidos. Na TV, as calças são sempre de cintura alta e as camisas sempre ficam para dentro.

Entre as marcas preferidas de Ticiana, Ricardo Almeida - que agora faz roupas também para mulheres -, as camisas de Chris Francini e Paula Martins, Dudalina, Cris Barros e Maria Bonita. "Todas as marcas importantes têm boas opções." Ela também não usa looks monocromáticos, a não ser pretos, que também usa com chumbo. Cinza claro e marrom também ficam fora de seu guarda-roupa.

Calças jeans, que antes eram fiéis companheiras de Ticiana, apesar de não serem usadas durante o jornal, continuam no armário, mas agora vêm combinadas com blazers refinados, por exemplo, e cabem bem num casual friday. "Um super blazer com jeans é um look curinga. Não dá para usar jeans com uma camisa básica. Toda mulher tem de ter um blazer lindo claro e outro preto. Vale investir." Além de um jeans escuro, também não podem faltar no armário ideal, na opinião dela, uma calça preta e uma cinza escura de alfaiataria. Uma dica para quem tem menos de 1,70 m: usar sempre calças de cintura alta, que alongam a silhueta.

Saias, no entanto, ficam de fora, assim como vestidos. "Não acho legal, porque as saias bonitas de verdade geralmente são mais curtas, mais coladas ou de festa, não as clássicas. É difícil e desconfortável de usar numa redação ou empresa. Você não pode parecer que está indo para uma festa quando vai trabalhar." Já as calças brancas, consideradas pecado no mundo corporativo, podem, sim, ser usadas, na opinião de Ticiana. Desde que com uma camisa mais comprida, que fique abaixo do cós, tanto na frente quanto atrás. A dica de usar a camisa por fora vale também para calças apertadas. Outra recomendação, aliás, que deixa o look mais estiloso é usar as camisas com as mangas puxadas.

Para estar com o look sempre em dia não é preciso ter um guarda-roupa vasto, e sim aprender a combinar o que há de disponível no armário. "Prefiro ter poucas coisas e boas, curingas." O mesmo vale para os acessórios: Ticiana têm três bolsas grandes em cores neutras, que vai trocando durante a semana, e usa por dois anos. Nos pés, em vez de tênis, sapatos de salto grosso e sapatilhas, usadas uma vez por semana, em cores como cinza e preto. "Não adianta investir no salto fino, porque não dá para usar no dia a dia." Para quem pode investir, ela recomenda também ter peças boas de grandes marcas, como Chanel e Dior, que fazem a diferença até mesmo em um look mais básico.

Confira mais fotos - clique aqui

Ver todas as notícias
Voltar para o topo