Capa da notícia
Saúde | Publicada em: 23/03/2020

Saiba como aumentar a imunidade do organismo em tempos de pandemia

Nutricionista dá dicas de quais alimentos são amigos do sistema imunológico

Beber água é essencial para manter o organismo hidratado, mas se alimentar de maneira saudável e manter o corpo ativo são outros dois fatores indispensáveis para evitar infecções e inflamações, principalmente em tempos de pandemia.

Segundo a nutricionista do Mesa Brasil Sesc Goiás, Nayara Modes Cintra, uma alimentação saudável reflete em um corpo saudável. “É sabido que existe uma relação positiva entre o sistema imunológico e uma ingestão adequada de alimentos, favorecendo diretamente as funções das células de defesa do nosso organismo e melhorando a qualidade de vida”, destaca.

Segundo ela, não existe nada que faça subir diretamente a resposta imunológica, mas existem alguns alimentos que são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a fortalecê-la gradativamente. São eles: laranja, maracujá, limão, mamão, cenoura, queijo, ovos, leite, brócolis, couve, cereais integrais, castanhas e alimentos de origem animais e frutos do mar.

“O consumo variado de alimentos, especialmente frutas, verduras e legumes, auxiliam no bom funcionamento do organismo. Todas as vitaminas e minerais são essenciais para fortalecer a imunidade”, afirma Nayara Cintra.

Contudo, a nutricionista ressalta que não há nenhum alimento específico que combate diretamente ao COVID-19. Ela explica que aqueles que já praticam hábitos alimentares saudáveis, associados a um modo de vida de equilibrado, diante do atual cenário mundial, encontra-se mais fortalecido para enfrentar um vírus, porém isso não significa que a pessoa esteja imune.

“Neste período de quarentena o ideal é que a pessoa se alimente da melhor forma possível, consuma bastante água, pratique exercícios físicos em casa mesmo e fique muito atenta a higienização correta das frutas, hortaliças e legumes”, explica a nutricionista.


Como higienizar as hortaliças, frutas e legumes:

1) Selecionar, retirando as folhas ou partes deterioradas;

2) Lavar em água corrente;

3) Colocar de molho por 15 minutos em solução clorada (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária (sem alvejante) para 1 litro de água);

4) Enxaguar em água corrente;

5) Armazenar em recipiente limpo e coberto.

 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo