Capa da notícia
Quarentena | Publicada em: 31/03/2020

Aproveite o período para manter a pele hidratada e saudável

Profissional explica que cuidados com a pele devem ser um estilo de vida

Ela pode ser seca ou oleosa, clara ou escura, jovem ou já com rugas, com ou sem manchas. A pele é um órgão vivo, o maior do corpo humano, que protege seu organismo da cabeça aos pés. Cuidar dela é essencial para garantir a saúde e retardar os efeitos do tempo. Se você ainda não cuida da sua pele, que tal aproveitar o período de quarentena para criar hábitos?

De acordo com instrutora do Senac Goiás e fisioterapeuta dermatofuncional, Alyne Rosália, os cuidados com a pele precisam ser encarados como estilo de vida. “É importante ressaltar que cuidar da pele não é uma questão só de estética, é também de saúde. Homens e mulheres precisam ter o hábito de passar filtro solar, por exemplo”, ressaltou.

A profissional também destaca que nunca é tarde para adquirir bons costumes. O consumo de água e uma alimentação saudável são os primeiros passos para uma pele bonita. Além disso, o estilo de vida e o equilíbrio emocional também podem influenciar, diretamente, na saúde da pele.

“Não adianta em nada comprar produtos caros e não ter uma boa noite de sono, por exemplo. Muita gente acha que basta um creme de alto valor e está tudo resolvido, o que não é verdade. Os cuidados com a pele começam de dentro para fora. Da mesma forma, é muito significativo destacar que o fator genético de cada pessoa influencia bastante nesta hora”, explica a profissional.

Segundo Alyne Rosália, é importante reconhecer o seu tipo de pele para saber quais produtos usar nos cuidados diários. Ela não aconselha a aplicação de fórmulas caseiras na pele, uma vez que é importante levar em consideração os riscos de contaminação e as reações indesejáveis.

“O certo mesmo é usar produtos que já foram testados dermatologicamente. Essas receitas de internet não são uma boa opção. Já vi gente usando açúcar para esfoliar, mas eu não sei se esse açúcar estava contaminado. Outro erro muito comum é pessoa com acne fazer o procedimento de esfoliação sem a orientação de um profissional”, afirma a instrutora do Senac Goiás.

De acordo com a profissional, o cuidado com a pele tem quatro regras básicas que precisam ser feitas todos os dias. Veja:

1.  Lavar o rosto com sabonete líquido calmante

2.  Usar loção tônica ou água termal sem álcool

3.  Passar um hidratante conforme seu tipo de pele

4.  Passar filtro solar mesmo em casa


Ouros cuidados com a pele:

  • Evite lavar excessivamente e usar água quente;
  • Pele oleosa precisa de hidratação como as outras;
  • Lembre-se de cuidar também do pescoço e colo;
  • A loção tônica ajuda a regular o pH da pele;
  • Use filtro solar para proteger também da luz da TV, celular e tablet.

 

 

Ver todas as notícias
Voltar para o topo